Acre integra estudo nacional com 24 autores, 13 instituições e dados de 20 anos sobre zoonoses e saúde silvestre no Brasil – Acre Agora-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

24/12/2025

Com participação direta do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Acre (Sesacre), um relatório inédito reúne o trabalho de 24 autores, vinculados a 13 instituições, e consolida 20 anos de dados sobre zoonoses, parasitos e saúde silvestre no país. O estudo integra o projeto Redes Socioecológicas e amplia a base científica para políticas de saúde pública, vigilância epidemiológica e conservação ambiental.

A coordenação do relatório ficou a cargo de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), da Plataforma Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS) — parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de Aveiro, em Portugal —, da Universidade Complutense de Madri, na Espanha, e da SSC. Além da Sesacre, assinam o estudo especialistas da Fiocruz Amazônia, Fiocruz Rondônia, Ministério da Saúde, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério da Agricultura e Pecuária, Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (Panaftosa), Universidade Federal da Paraíba e Universidade de Jerusalém, em Israel.

Os resultados foram organizados em dois grandes conjuntos de dados, disponibilizados online em acesso aberto. O primeiro compila informações sobre parasitos detectados em mamíferos silvestres no Brasil, detalhando distribuição espacial, interações parasito-hospedeiro, características dos animais e potencial de transmissão para humanos. O segundo reúne registros de doenças zoonóticas em pessoas, associados a variáveis ambientais, climáticas e socioeconômicas dos municípios brasileiros ao longo de duas décadas.

Para a construção do banco de dados, os pesquisadores analisaram artigos científicos e acervos de sistemas oficiais como o Sistema Único de Saúde (SUS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBr), ICMBio, IUCN, MapBiomas e a agência espacial norte-americana NASA, entre outros.

As análises do relatório Panorama da Saúde Silvestre indicam que a perda de vegetação em áreas remotas, especialmente onde há alta riqueza de mamíferos, está associada ao aumento de zoonoses. Em sentido oposto, maior cobertura vegetal e arborização urbana reduzem o risco de transmissão. No caso da doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi, o estudo identifica como fatores preditores de risco a maior proporção de roedores, a redução da diversidade de espécies silvestres e a diminuição da cobertura vegetal natural.

Mapas e gráficos também evidenciam a circulação de patógenos relevantes para a saúde humana e animal, como flavivírus e orthobunyavírus detectados em primatas do gênero Sapajus, além da distribuição municipal de dez agravos zoonóticos, entre eles malária, leishmanioses, leptospirose, febre amarela e raiva. Os dados revelam ampla disseminação dessas infecções no território nacional.

Apesar de ser o mais abrangente levantamento já realizado sobre saúde silvestre no Brasil, o estudo aponta desigualdades regionais na produção científica: mais de 40% das publicações concentram-se no Sudeste, enquanto Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul respondem por menos de 20% cada. Para os autores, a participação de estados como o Acre reforça a importância de ampliar pesquisas nas regiões historicamente menos estudadas, aprofundando o entendimento das interações entre biodiversidade, território e saúde pública.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário