A alergia à poeira ocorre quando o sistema imunológico reage de forma exagerada a substâncias presentes na poeira, provocando sintomas como espirros, coceira no nariz, tosse e olhos vermelhos.
A alergia à poeira é causada principalmente pelos ácaros, microrganismos que vivem em local quente e úmido, como colchão, tapete e cortina. A poeira também pode conter outros alérgenos, como pólen, mofo e pelos de animais.
O tratamento da alergia à poeira deve ser realizado pelo alergista ou imunologista, que pode indicar o uso de antialérgicos, corticoides e, em alguns casos, imunoterapia. Além disso, é recomendado manter o ambiente limpo, seco e bem ventilado.
Sintomas de alergia à poeira
Os principais sintomas da alergia à poeira são:
- Espirros constantes;
- Nariz entupido ou coriza;
- Olhos vermelhos, coçando ou lacrimejando;
- Coceira no nariz, garganta ou pele;
- Tosse e chiado no peito;
- Falta de ar;
- Olheiras escurecidas e inchadas.
A alergia à poeira pode causar dor na face e gotejamento pós-nasal, que é quando há excesso de muco na parte de trás do nariz em direção à garganta, causando irritação na garganta e tosse persistente.
Alergia à poeira na pele
A alergia à poeira pode afetar a pele, provocando sintomas como coceira, vermelhidão, ressecamento e crises de eczema, que é a inflamação na pele. Entenda melhor o que é eczema.
Em casos mais severos, os sintomas de alergia à poeira na pele podem interferir na qualidade do sono, causar feridas por coçar excessivamente e até infecções secundárias.
Teste online de sintomas
Se deseja saber a possibilidade de ter alergia à poeira, indique abaixo os sintomas que apresenta:
Este teste é apenas uma ferramenta de orientação e, portanto, não deve diagnosticar ou substituir a consulta com o alergista, imunologista ou clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de alergia à poeira é feito pelo alergista ou imunologista, através da avaliação do histórico familiar e de saúde da pessoa, e da frequência e intensidade dos sintomas.
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar a realização do teste de alergia, que é um exame para identificar algum tipo de alergia. Entenda quando é indicado o teste de alergia.
Marque uma consulta com o alergista mais próximo de você:
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
Possíveis causas
A alergia à poeira ocorre quando o sistema imune reage a substâncias presentes na poeira, principalmente aos ácaros, microrganismos que vivem em local quente e úmido como colchões, tapetes, cortinas e bichos de pelúcia.
A poeira também pode conter outros alérgenos, como pólen, mofo, fibras de tecidos, resíduos de baratas, pelos e caspa de animais, que também provocam alergia.
Além disso, pessoas com histórico familiar de doenças alérgicas, como rinite, asma ou dermatite atópica, têm maior predisposição a desenvolver alergias, inclusive à poeira.
Como aliviar a alergia à poeira
O tratamento da alergia à poeira é feito pelo alergista ou imunologista, sendo indicado evitar o contato com objetos que acumulam poeira, assim como locais fechados e úmidos.
Além disso, pode ser recomendado o uso de antialérgicos, como desloratadina e polaramine, ou descongestionantes e corticoides, como a prednisona, para alívio dos sintomas.
Em alguns casos, o médico também pode indicar a imunoterapia, que consiste na administração de injeções ou comprimidos sublinguais que ajudam o corpo a se adaptar gradualmente aos alérgenos.
Alergia à poeira tem cura?
Embora a alergia à poeira não tenha cura, é possível controlar os sintomas por meio do tratamento adequado e evitando o contato com ambientes e objetos que acumulam a poeira.
Como prevenir
Para prevenir a alergia à poeira é recomendado:
- Fazer higiene da casa regularmente;
- Evitar travesseiros e edredons de pena ou algodão, optando por tecidos sintéticos de poliéster;
- Limpar o chão com pano úmido para não levantar poeira;
- Evitar carpetes e cortinas no quarto;
- Limpar os tapetes com aspirador de pó, pelo menos 2 vezes por semana;
- Trocar a roupa de cama com frequência;
- Evitar contato com bichos de pelúcia;
- Trocar os filtros do ar-condicionado e purificadores com regularidade;
- Usar máscara de proteção ao limpar locais com muita poeira.
Manter o ambiente limpo, seco e bem ventilado, e reduzir objetos que acumulam poeira, é essencial para prevenir a alergia à poeira.
Conteúdo Relacionado