Ao lado do presidente Lula, Margareth Menezes participa do desfile do 7 de setembro — Ministério da Cultura-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

08/09/2025

Neste domingo (7), brasileiras e brasileiros comemoraram o 7 de setembro em todo o país. Com o tema Brasil Soberano, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), recebeu milhares de pessoas para o tradicional Desfile Cívico-Militar em celebração à Independência. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da cerimônia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de outros ministros e autoridades.

Para as comemorações deste ano, o desfile foi dividido em três eixos temáticos:: Brasil dos Brasileiros; COP30 e Novo PAC; e o Eixo Brasil do Futuro.

“Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro. Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitamos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, ressaltou Lula em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite de sábado (6), em razão do 7 de Setembro.

“O presidente Lula tem levado ao mundo uma visão de cooperação, sustentabilidade, novas oportunidades e valorização do povo brasileiro. A cultura exerce um papel fundamental nesse processo como setor que transforma vidas, movimenta a economia e está presente em todos os cantos do Brasil. Vamos juntos e juntas fortalecer esse patrimônio, nossa democracia e a soberania do nosso país”, disse a titular da Cultura.

Desfile

A programação, iniciada às 9 horas, trouxe apresentações das tropas da Marinha, do Exército e da Força Aérea, além de desfile motorizado, Pirâmide Humana, desfile hipomóvel e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Com público estimado de 45 mil pessoas em toda Esplanada dos Ministérios, a participação do Curupira, mascote da COP30, do tamanduá-bandeira “Labareda”, mascote símbolo nacional das ações de manejo integrado do fogo e da banda sinfônica Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, formada por jovens em situação de vulnerabilidade social estiveram entre as novidades no evento deste domingo.

A cerimônia reafirmou valores cívicos e reforçou o compromisso do país com a soberania, o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro inclusivo.

Música

Nos alto-falantes da Esplanada, a voz da ministra da Cultura, Margareth Menezes, ecoava com a canção ‘Coração Brasileiro’, que foi ouvida em vários momentos durante o desfile do 7 de Setembro. “Uma canção de orgulho e esperança, na voz potente de Margareth Menezes, que nos lembra: este é o governo do Brasil pelo povo brasileiro. Bate forte coração, orgulho verdadeiro”, disse o presidente Lula nas redes sociais.

Também estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama, Janja Lula da Silva; a vice primeira-dama, Lu Alckmin; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; líder do Governo, substituto, no Senado Federal, Rogério Carvalho; Ministro do Supremo Tribunal de Justiça; Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União, Vinicius Carvalho; Comandante do Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Teodoro Silva Santos; Almirante de Esquadra Comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen; Almirante de Esquadra, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Renato Rodrigues de Aguiar Freire; diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Souza Oliveira; Tenente Brigadeiro do Ar Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno; Defensor Público-Geral Federal, Leonardo Cardoso de Magalhães; e também a presidenta do Banco do Brasil, Taciana Medeiros; o presidente substituto da Caixa, Marcos Brasiliano Rosa; diretor-Presidente do Sebrae, Décio Lima.

Além da ministra Margareth Menezes (Cultura) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), entre os ministros de Estado presentes estiveram Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Saúde), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Camilo Santana (Educação), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), José Múcio (Defesa), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos e Direitos Humanos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Renan Filho (Transportes), Tomé Modelo (substituto Portos e Aeroportos)Wolney Queiroz (Previdência Social), Alexandre Silveira (Minas e Energia), André Fufuca (Esporte), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades), André de Paula (Pesca e Aqui, cultura), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Sidônio Palmeira (Secom PR), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Anielle Franco (Igualdade Racial), Márcia Lopes (Mulheres), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Marcos Amaro (Segurança Institucional da Presidência), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Celso Sabino (Turismo), Celso Amorim (Assessor Especial da Presidência) e Jorge Messias (Advogado Geral da União).

07.09.2025 - Desfile 7 de Setembro




Source link

Please follow and like us:

Deixe um comentário