Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros promove workshop sobre Visibilidade Trans com participação de diversos órgãos nesta sexta e sábado em Manaus-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

30/01/2026

A Associação das Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram) promove nesta sexta (30) e sábado (31) o IX Workshop da Visibilidade Trans, com a finalidade de colocar em pauta questões referentes à saúde, trabalho, direitos e inclusão para a população trans do Estado. O evento, em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans (29/02), acontecerá das 8h às 18h, na Augusta Haus, situada na Avenida Petro Teixeira. 2673, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.

De acordo com a Assotram, o workshop é voltado ao debate sobre os desafios enfrentados pela população trans, como o acesso à saúde, a empregabilidade e o enfrentamento à discriminação. A programação reunirá profissionais, representantes da sociedade civil e de órgãos governamentais, com foco na construção de políticas públicas e práticas mais inclusivas, além de ações de conscientização e fortalecimento da autonomia da comunidade trans.

O IX Workshop da Visibilidade Trans contará com a presença de representantes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Seccional AM), Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Policlínica Codajás, Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Ministério Público do Amazonas (MPAM), Ministério Público do Trabalho (MPT).

A presidente da Assotram, Rebeca Monteiro de Carvalho, explica que o Workshop abrirá espaço para apresentações e debates em plenária com a participação dos presentes, além de ser uma oportunidade de atualização de conhecimentos, discussão acerca dos desafios vividos hoje pela comunidade trans e aprendizado. “É importante que o evento reúna o maior número possível de representantes do movimento trans local como forma de marcarmos presença e reafirmarmos o nosso compromisso em favor da população trans do Amazonas”, afirmou.

Fiocruz mostra trabalho

Entre os participantes estará o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), representado pela pesquisadora social Rita Bacuri, que apresentará um apanhado sobre a atuação da instituição na área de pesquisa voltada para a saúde da comunidade trans do Amazonas. Para ela, a data comemorativa à Visibilidade Trans reveste-se de significativa importância por representar um ato político de resistência contra a transfobia e a pressão sistemática que as pessoas trans enfrentam diariamente. “Enquanto Fiocruz, temos um compromisso importante com a luta por direitos, igualdade e justiça para com essa comunidade, que é constantemente marginalizada e violentada no seu dia a dia”, afirma a pesquisadora, acrescentando que ser trans é um ato político e a visibilidade uma atitude de liberdade e emancipação. “Parabenizamos a Assotram pela iniciativa e, para nós, enquanto Fiocruz, a hora é de ampliar essas vozes, questionar as normas vigentes e contribuir para a construção de um mundo onde todas as identidades sejam respeitadas e valorizadas”, enfatizou Rita Bacuri    

A pesquisadora destaca o compromisso da Fiocruz com a luta pela equidade, diversidade e inclusão. Desde março de 2023, a Fundação conta com a Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), cujo objetivo é implementar ações que assegurem a efetivação das políticas institucionais da Fiocruz para equidade, diversidade, inclusão e políticas afirmativas, reconhecendo a pluralidade da instituição como um valor. Coordenada pela tecnologista em Saúde Pública Hilda da Silva Gomes, a Cedipa possui linhas de ação pautadas num trabalho que potencializa e fortaleça as dimensões presentes nos enfrentamentos ao racismo, capacitismo, machismo, misoginia, xenofobia, LGBTIfobia e diferentes violências de gênero e violações que comprometam o direito à vida das pessoas. 

A Fiocruz Amazônia foi pioneira na execução de um projeto voltado para a saúde da comunidade trans. O TransOdara foi concebido com a finalidade de construir uma rede de pesquisa, para verificar a prevalência de sífilis e de outras Infecções Sexualmente Transmissiveis (ISTs), além de compreender os significados atribuídos a essas doenças em travestis e mulheres trans. O estudo, realizado entre os anos de 2019 e 2021, tem caráter transversal e abordagem quantitativa e qualitativa, tendo sido realizado, além de Manaus, em outras quatro capitais brasileiras: São Paulo (SP – região Sudeste), Campo Grande (MS – região Centro-Oeste), Porto Alegre (RS – região Sul) e Salvador (BA – região Nordeste).

Rita Bacuri coordenou a pesquisa em Manaus e relembra que a realização do projeto só foi possível devido ao apoio solidário das instituições locais e o empenho da equipe executiva formada por diferentes profissionais da saúde e principalmente a participação das mulheres trans e das travestis. Em Manaus, o TransOdara foi realizado no ambulatório de Diversidade Sexual da unidade de saúde Policlínica Codajás, no bairro da Cachoeirinha, Zona Sul, e ultrapassou a meta inicial de atendimento. Foram oferecidos os serviços de consulta médica, exames ginecológicos, ultrassonografia, mamografia, exames laboratoriais, vacinas e testagem para o vírus HIV e outras ISTs, todos de maneira gratuita.




Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário