Até 40% dos profissionais da saúde relatam depressão, ansiedade e burnout no Brasil, aponta estudo da Fiocruz | WH3 – Sistema 103 – Rádio Raio de Luz – Rádio Lider-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

07/12/2025

250718051210 capturadetela20251207as19.17.54 Até 40% dos profissionais da saúde relatam depressão, ansiedade e burnout no Brasil, aponta estudo da Fiocruz | WH3 - Sistema 103 - Rádio Raio de Luz - Rádio Lider-radardasaude

Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações 

Entre 30% e 40% dos profissionais da saúde no Brasil apresentam sintomas significativos de depressão, ansiedade e burnout, segundo dados do Observatório da Saúde do Trabalhador da Fiocruz. O levantamento foi apresentado durante um seminário promovido pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e preocupa especialistas, gestores e parlamentares.

Mais de 70% dos trabalhadores da área — incluindo enfermeiros, médicos, agentes comunitários, psicólogos, farmacêuticos, técnicos e gestores — também relatam níveis elevados de estresse ocupacional e exaustão emocional. As principais causas apontadas são jornadas longas, falta de apoio das instituições e diferentes formas de agressão sofridas no ambiente de trabalho.

O encontro buscou ampliar o debate sobre o adoecimento mental no setor e estimular a criação de políticas públicas focadas em acolhimento, proteção e valorização desses profissionais.

O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde, alertou para o impacto direto do problema na rede pública: a saúde dos trabalhadores influencia diretamente a oferta e a qualidade do atendimento prestado à população. Ele defendeu ambientes mais seguros e humanos, apoio psicológico permanente, equipes dimensionadas adequadamente e políticas eficazes de valorização.

A deputada Ana Paula Lima (PT), que também é enfermeira, destacou a relevância da síndrome de burnout, reconhecida pela OMS como fenômeno ocupacional desde 2022. Para ela, os números revelam o peso da sobrecarga, da falta de pessoal, da pressão por produtividade e de contextos marcados por sofrimento ético e moral.

Autoridades do setor também participaram do seminário. Janaína Henrique, do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, lembrou que o estado ocupa o quarto lugar no país em afastamentos por motivos de saúde. Ela defendeu a ampliação das equipes, estratégias de apoio psicológico e maior capacitação de gestores.

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina, Jussara Guiartini, afirmou que os casos de violência contra profissionais da enfermagem são cada vez mais frequentes e reforçou a importância de estudos e pesquisas para reduzir esses índices alarmantes.

Representando o Ministério da Saúde em Santa Catarina, Roberto Eduardo Schneider reconheceu a gravidade da situação, especialmente no período pós-pandemia, e afirmou que o órgão está à disposição para avançar em políticas conjuntas de fortalecimento da saúde mental dos trabalhadores.




Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário