
É com profundo pesar que a Abrasco, por meio da Comissão de Epidemiologia, comunica o falecimento de Bárbara Campos Silva Valente, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e integrante desta Comissão, ocorrido na tarde de 20 de dezembro de 2025.
Biomédica, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bárbara construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a Saúde Coletiva, a epidemiologia e a vigilância em saúde, com ênfase na dinâmica das doenças infecciosas, nos métodos epidemiológicos e na análise espacial, sempre orientada pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela formação crítica de profissionais. Atuava como docente e pesquisadora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde, onde deixou contribuições valiosas para a educação e o fortalecimento de práticas de vigilância no país.
Sua atuação recente expressou, com nitidez, seu compromisso com uma epidemiologia ética, crítica e socialmente implicada. Bárbara participou ativamente das discussões do 5⁰ Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil (2025–2029) e contribuiu para o debate público sobre os caminhos da epidemiologia no SUS, incluindo sua participação no artigo “Epidemiologia em políticas, programas e serviços de saúde no Brasil: trajetórias e perspectivas do 5⁰ Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil (2025–2029) da Abrasco”, publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia (suplemento do 5⁰ Plano) neste ano, reforçando agendas centrais como a qualificação dos sistemas de informação, a produção de dados confiáveis, a ampliação do escopo da vigilância, a avaliação orientada pela equidade e a articulação territorial e intersetorial.
Com energia e sensibilidade, Bárbara também se engajou intensamente na organização do 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (12º EPI), que mobilizou a cidade do Rio de Janeiro em novembro de 2024. Na frente da organização local, sua presença deixou um legado de cuidado, empreendedorismo e acolhimento, imprimindo no evento seu espírito generoso e sempre acolhedor.
Mulher de luta, Bárbara marcou sua trajetória pela alegria, pelo viço e pela força com que se colocava no mundo e no trabalho coletivo. Sua presença seguirá viva na memória de estudantes, colegas e equipes com quem compartilhou o cotidiano e, sobretudo, no legado que ajudou a construir para a Saúde Coletiva brasileira.
Manifestamos toda a nossa solidariedade a familiares, amigas(os) e colegas, especialmente à comunidade da Fiocruz/EPSJV, reconhecendo sua contribuição inestimável para a Saúde Coletiva, a epidemiologia e a vigilância em saúde no Brasil.
Bárbara, presente.
Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2025
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



