Por Kleber Karpov
O Ministério da Saúde confirmou, na noite de segunda-feira (6/Out), a existência de 17 casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica no Brasil, com outros 200 casos em investigação. Ao todo, o país soma 217 notificações, com o estado de São Paulo concentrando a grande maioria dos registros e as duas únicas mortes confirmadas até o momento.
De acordo com o boletim mais recente, São Paulo responde por 15 dos casos confirmados e 164 em investigação. O Paraná registrou os outros dois casos confirmados e investiga quatro suspeitas. Outros 12 estados também apuram notificações, incluindo Pernambuco (10), Mato Grosso do Sul (5) e Ceará (3). Além das duas mortes confirmadas em São Paulo, outras 12 estão em investigação em todo o país.
Resposta federal
Em resposta à crise, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que dois laboratórios servirão como referência nacional para acelerar a confirmação dos casos: um na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outro na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Esses exames podem, por exemplo, ajudar a resolver a dúvida sobre casos confirmados no Estado de São Paulo, que é onde se concentra, [onde há] uma brutal concentração dos casos”, afirmou o ministro.
O governo também anunciou a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, antídotos usados no tratamento. O fomepizol, adquirido via parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), deve chegar ao país nesta semana. Parte do estoque de etanol já começou a ser distribuída para estados como Pernambuco, Paraná e Distrito Federal.
Em uma primeira remessa aproximadamente 580 ampolas foram enviadas a cinco estados:
- 240 para Pernambuco,
- 100 para o Paraná,
- 90 para a Bahia,
- 90 para o Distrito Federal,
- 60 para Mato Grosso do Sul.
Sintomas e alerta de emergência
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade, pois a substância é metabolizada em produtos tóxicos que podem levar à morte ou à cegueira. Os principais sintomas são visão turva ou perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e mal-estar generalizado.
A orientação é procurar imediatamente um serviço de emergência ao identificar os sintomas e contatar o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) ou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) local. A demora no atendimento aumenta o risco de sequelas graves e óbito.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado