
- O Memorando, assinado pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Marly Marques da Cruz, pelo Diretor da ABC, Embaixador Ruy Pereira, e pelo Presidente INS, Eduardo Samo Gudo Jr
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinaram Memorando de Entendimento com o Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique. A cerimônia ocorreu em 24/11, no Palácio Presidencial, em Maputo, durante a visita oficial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país.
O Memorando, assinado pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Marly Marques da Cruz, pelo Diretor da ABC, Embaixador Ruy Pereira, e pelo Presidente INS, Eduardo Samo Gudo Jr., estabelece as bases para futuras ações de cooperação no âmbito da implementação da Escola Nacional de Saúde Pública de Moçambique, que incluirá atividades nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e institucional, além de comunicação, informação e formulação de políticas.
A representante da Fiocruz ressaltou que o Memorando se dá no contexto de apoio técnico e assessoria especializada para a implementação da Escola Nacional de Saúde Pública de Moçambique, assim como na criação de um Grupo de Trabalho para discussão da viabilidade e estruturação de uma Escola de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Isso mostra o protagonismo e a contribuição de Moçambique na área de formação no âmbito da CPLP”, destacou.
O documento estabelece a implementação de ações em temas como: planejamento estratégico e desenvolvimento institucional; projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico; intercâmbio de pesquisadores, estudantes e funcionários; intercâmbio de informação e documentação técnico-científica; organização de cursos, seminários ou conferências científicas; formação de pessoas em diferentes modalidades, entre outros.
Cooperação em saúde
A Fiocruz tem trabalhado com Moçambique, por meio de várias iniciativas de cooperação internacional, para o fortalecimento do sistema público de saúde local, no intuito de contribuir com o preparo do país no enfrentamento de crises sanitárias, por meio do desenvolvimento de respostas mais efetivas.
A área de educação em saúde tem sido uma das mais ativas nessa cooperação, com cursos do nível técnico à pós-graduação voltados para a formação de profissionais da saúde. O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, fruto de parceria entre a Fiocruz e o Instituto Nacional de Saúde (INS) moçambicano, já formou mais de 60 mestres.
O país também recebeu apoio da Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármaco (Farmanguinhos), na criação e na operação da primeira indústria farmacêutica 100% pública de Moçambique, em parceria com a Sociedade Moçambicana de Medicamentos (SMM).
Com informações: Fiocruz
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado




