Brasil não alcança meta para erradicar tuberculose-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

29/12/2025

Com o propósito de erradicar a doença do mundo até 2035, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou em 2014 o programa Estratégia Fim da Tuberculose. A meta para o Brasil, em 2025, era reduzir 50% da incidência e 75% da mortalidade. O País, porém, registrou uma tendência contrária e viu o número de infecções aumentar desde 2015.

Foram registrados 85 mil casos de tuberculose no território brasileiro no ano passado, com seis mil mortes, sendo uma das doenças infecciosas que mais mata no Brasil. As informações foram divulgadas pela plataforma de notícias Deutsche Welle (DW).

Em 2023, haviam sido registrados 39,7 casos de tuberculose por 100 mil habitantes, acima da média da OMS, de 6,7 casos por 100 mil. Estudo da Fiocruz Bahia publicado no início do ano prevê aumento na taxa, podendo chegar a 42,1 por 100 mil habitantes até 2030.

A Fiocruz Bahia já vinha alertando, conforme reportagem publicada pela Agência Brasil em fevereiro deste ano, que as políticas públicas em curso eram insuficientes para atingir a meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a eliminação da tuberculose. Ao contrário, o estudo indicava tendência de aumento da doença.

O levantamento foi feito a partir da análise de registros da doença entre janeiro de 2018 e dezembro de 2023. Os pesquisadores, anotou a Agência Brasil, não questionaram a importância das políticas públicas que vinham sendo aplicadas, mas defendiam a criação de estratégias integradas, apontando os desafios que deveriam ser enfrentados. Entre outras medidas, os cientistas ressaltaram também a necessidade de aprimorar os programas de controle da tuberculose nas prisões.

O encarceramento em massa como fator determinante da epidemia de tuberculose na América Latina e os efeitos projetados de políticas alternativas, publicado em 2024. Embora a incidência global da doença tenha diminuído 8,7% desde 2015, na América Latina aumentou 19%.

Coautor do estudo, o professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Júlio Croda disse à DW que 37% das infecções no Brasil estão ligadas ao encarceramento, ainda que não diretamente aos presos. São pessoas expostas à infecção quando privados de liberdade, mas que desenvolvem a doença somente depois de soltos.

No entanto, em informativo divulgado no dia 8/12, o Ministério da Saúde (MS) destaca que, segundo a OMS, o Brasil manteve uma das maiores taxas de detecção da tuberculose em 2024. No entanto, o MS nada comenta sobre o aumento dos casos, mas reconhece que o Boletim Epidemiológico Tuberculose 2025, registrou 85.936 casos novos em 2024, e que ocorreram 6.025 mortes no país em decorrência da doença.

O Ministério da Saúde faria bem se, em sua política de combate à doença, considerasse o estudo e as sugestões indicadas pela Fiocruz Bahia.

 



Foto do Editorial

O que O POVO pensa sobre os principais assuntos da agenda pública. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário