Brasileira na menopausa é penalizada pela falta de acesso a tratamentos pelo SUS e de políticas públicas de saúde-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

26/10/2025

menopausa agencia brasil o jacare Brasileira na menopausa é penalizada pela falta de acesso a tratamentos pelo SUS e de políticas públicas de saúde-radardasaudemenopausa agencia brasil o jacare Brasileira na menopausa é penalizada pela falta de acesso a tratamentos pelo SUS e de políticas públicas de saúde-radardasaude
A insônia gerada pela queda de hormonal está entre os principais sintomas da menopausa

A desinformação e ausência de políticas públicas específicas atingem milhões de mulheres brasileiras que estão nas fases de transição à menopausa ou pós-menopausa. O alerta divulgado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que a negligência marca essa população em específico, impondo perda de qualidade de vida e riscos à saúde.

De acordo com a Fiocruz, aos 48 anos, em média, o corpo da mulher inicia uma transformação que impacta na saúde física, mental e social: a transição à menopausa. Ainda assim, esta fase ainda é cercada de desinformação, tabus e lacunas nos cuidados. Dados da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), indicam que cerca de 17 milhões de mulheres no Brasil estão na transição à menopausa (40-65 anos), e outras 9,2 milhões já estão na pós-menopausa (50-65 anos). A idade média de entrada na menopausa natural ocorre por volta dos 48 anos, mas os sinais de transição aparecem dois anos antes.

É no período da transição para a menopausa que o corpo da mulher suporta a redução gradual da função ovariana, fase que exige atenção especial à saúde feminina. Em entrevista divulgada pela assessoria de imprensa da Fiocruz, a endocrinologista Lizanka Marinheiro, explica que “o acesso a informações confiáveis permite que as mulheres compreendam as mudanças em seus corpos e busquem apoio necessário, prevenindo impactos negativos na saúde física e mental”.

Menopausa requer atendimento médico constante

Ainda de acordo com a profissional, “o acompanhamento médico é fundamental para aliviar sintomas e prevenir complicações”. A médica, contudo, pontua que é um desafio garantir que o cuidado seja integral e acessível a todas, o que reforça a necessidade de expansão da qualificação profissional para atender às complexidades desta fase.

O período de transição para a menopausa e a pós-menopausa são acompanhados de alterações significativas, que vão desde sintomas físicos até impactos psicológicos e sociais. Lizanka Marinheiro enumera entre os sintomas mais comuns as ondas de calor e suor noturno, acompanhadas de palpitações e mal-estar; alterações no ciclo menstrual, culminando na cessação definitiva da menstruação; ressecamento vaginal, dor durante a relação sexual e incontinência urinária; dificuldade para dormir/insônia; alterações de humor, depressão e ansiedade.

Mesmo com a redução da função ovariana, a mulher na pré-menopausa corre risco de gravidez. Tendo a vida sexual ativa, não deixa de estar suscetível a infecções sexualmente transmissíveis, incluindo HIV, devido ao afinamento da parede vaginal, que aumenta o risco de lesões e rupturas.

Pré-menopausa e menopausa chegam com sintomas físicos e implicações sociais

Acompanhados dos sintomas físicos, os efeitos da menopausa também têm impactos sociais. Conforme o estudo Menopause Experience & Attitudes, 79% das mulheres brasileiras relatam sentimentos negativos, entre eles: ansiedade, depressão, vergonha e constrangimento durante esta fase. A maioria delas, 65% acreditam que a menopausa ainda é um tabu na sociedade. Lizanka Marinheiro alerta que: “é fundamental entender a menopausa como um ponto no contínuo da vida, em que o cuidado integral, incluindo suporte emocional e social, promove envelhecimento saudável e qualidade de vida”.

Apesar das implicações, apenas 52% das mulheres buscam algum tipo de tratamento. Hoje, a terapia de reposição hormonal continua como principal recomendação para sintomas mais severos, mas chega a somente 22% das pessoas que procuram tratamento. Há, contudo, novidades no campo do cuidado com a menopausa, como: estradiol transdérmico (Lenzetto): absorção eficiente e custo acessível; estetrol: hormônio estrogênico com perfil de ação potencialmente mais seguro; fenzolinetant: antagonista do receptor de neuroquinina-3 (NK3) para ondas de calor; antidepressivos e terapias comportamentais: ajudam a controlar sintomas de depressão e insônia; hormônios bioidênticos e fitoterápicos: combinam personalização e abordagens naturais.

As opções de tratamento, porém, não estão disponíveis em larga escala pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como enfatiza a Fiocruz. “O Ministério da Saúde (MS) avalia continuamente novas terapias e medicamentos, considerando evidências científicas, segurança e custo-benefício, de modo a ampliar gradualmente as opções de tratamento para todas as mulheres. É importante lembrar que a disponibilidade dessas novidades no Sistema Único de Saúde (SUS) depende de processos regulatórios e de incorporação de tecnologias, que podem levar tempo”.


Source link

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Ver na Amazon
Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Ver na Amazon
Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ver na Amazon
Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Ver na Amazon
Espaçador Inal-Air Infantil

Espaçador Inal-Air Infantil

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário