O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra o HPV até o mês de junho. A campanha é voltada para jovens de 15 a 19 anos nunca vacinados. Em Rio Preto, a estimativa é de que cerca de 3 mil pessoas ainda não tenham recebido a vacina. A cobertura estimada da Secretaria de Saúde para a faixa etária é de 89%.
A campanha de “resgate” vacinal contra o HPV começou em agosto e terminaria em dezembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo em todo o Brasil.
Para alcançar essa meta, Rio Preto realizou uma série de ações extramuros, levando a vacinação a pontos estratégicos, como escolas, faculdades e a rodoviária.
A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Em quatro UBSs, a vacinação é realizada em horário ampliado: UBS João Paulo II, São Deocleciano e Parque Industrial, até 18h30, e UBS Solo Sagrado, até 19h.
A população também pode se vacinar no Centro Pediátrico, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e nas Noites Preventivas de Saúde.
Vacina contra HPV na rotina
A vacina contra o HPV integra o calendário nacional de vacinação do SUS desde 2014, protegendo contra os 4 sorotipos mais frequentes: 6, 11, 16 e 18. O imunizante protege contra vários tipos de câncer e verrugas genitais.
Atualmente, a recomendação é de dose única para a faixa etária de 9 a 14 anos. Em Rio Preto, a cobertura vacinal entre o público feminino é de 86,74%, enquanto entre o masculino é de 81,90%.
Tire suas dúvidas sobre o HPV
– O que é HPV?
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, transmitido principalmente pelas relações sexuais.
– O que o HPV pode provocar?
O HPV pode provocar desde lesões benignas, como verrugas genitais, até doenças graves, como câncer. A maioria das infecções é assintomática e desaparece sozinha, mas algumas podem persistir e causar complicações.
– Quais são as complicações?
Existem mais de cem tipos de HPV, sendo que alguns provocam câncer de colo do útero, ânus, pênis, vagina, vulva e até garganta.
– Quais são os tratamentos para o HPV?
O tratamento depende do tipo da manifestação do vírus, sendo individualizado a partir das características presentes. Os tratamentos podem ser químicos, cirúrgicos e estimuladores da imunidade.
– Existe prevenção?
Sim, a vacinação é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção.
– Quem pode receber a vacina contra o HPV?
A vacina está disponível para:
– Meninas e meninos de 9 a 14 anos na rotina;
– Temporariamente para jovens de 15 a 19 anos;
– Mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos;
– Vítimas de abuso sexual, imunocompetentes, de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham tomado a vacina HPV ou estejam com esquema incompleto;
– Usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de HIV, com idade de 15 a 45 anos, que não tenham tomado a vacina HPV ou estejam com esquema incompleto (de acordo com esquema preconizado para idade ou situação especial);
– Pacientes portadores de Papilomatose Respiratória Recorrente/PRR a partir de 2 anos de idade.
– Qual a eficácia da vacina?
A vacina contra o HPV pode prevenir até 90% dos casos de Condiloma (verrugas genitais) e até 70% de casos de câncer de colo do útero.
-Existe um exame para diagnosticar HPV?
Sim, em mulheres o papanicolau detecta lesões no colo do útero provocado pelo HPV, mesmo sem apresentar sintomas. Existem ainda outros exames, que podem ser realizados após o resultado alterado do papanicolau.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



