O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) adere à Campanha Outubro Rosa, que visa a conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, orientando as mulheres na identificação precoce da doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, correspondendo a quase 30% dos novos casos diagnosticados anualmente em mulheres, sendo também a principal causa de morte nesse grupo. O diagnóstico precoce é fundamental, pois aumenta as chances de cura e permite tratamentos menos agressivos.
Fatores de risco
- Fatores ambientais e comportamentais: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a raios-x;
- Fatores da história reprodutiva e hormonal: primeira menstruação antes de 12 anos, mulheres sem filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, menopausa após os 55 anos, uso prolongado de contraceptivos hormonais, reposição hormonal pós-menopausa (principalmente por mais de cinco anos);
- Fatores genéticos e hereditários: história familiar de câncer em ovário, casos de câncer de mama na família (principalmente antes dos 50 anos), história familiar de câncer de mama em homens, alteração genética.
Manter uma rotina e alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.
Quais são os sinais e sintomas?
- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no mamilo;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido dos mamilos.
ATENÇÃO! O Ministério da Saúde ampliou o acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS) a mulheres de 40 a 49 anos, considerando que essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença. Confira as artes criadas pelo Ministério da Saúde:
TRF2 em prol da saúde
Considerando a importância de medidas que promovam a saúde no ambiente laboral, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região concede a servidoras o abono de falta ao serviço (até três dias por ano), para realização de exames preventivos de câncer de mama. A iniciativa tem como objetivo estimular a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, possibilitando, assim, melhores resultados dos tratamentos.
A ação vai ao encontro da Resolução 914/2024, do Conselho da Justiça Federal (CJF), que regulamenta a adesão do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, de conscientização do câncer de mama e de próstata, respectivamente.
Source link