Campus Capanema é oficialmente credenciado pelo Ministério da Educação – UFPA-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

27/11/2025

O Ministério da Educação publicou, nesta quarta-feira (26), a Portaria Seres/MEC nº 870/2025, que credencia, oficialmente, o Campus Capanema da Universidade Federal do Pará. A decisão, assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo, e divulgada no Diário Oficial da União, marca um passo decisivo na expansão da educação superior pública no nordeste do Pará, consolidando a presença da UFPA em uma das regiões mais populosas e dinâmicas do estado.

O reitor da UFPA, Gilmar Pereira, comemora o reconhecimento formal, destacando que, apesar de, há anos, o campus possuir estrutura física e equipe, com este credenciamento, agora conseguirá funcionar plenamente como unidade acadêmica, com autonomia administrativa, podendo constituir seu quadro próprio de docentes e técnicos, e a implantação do cargo de direção.  “Apesar de Capanema ter estrutura física consolidada, a partir de hoje passa a ter reconhecimento oficial do MEC. Isso é uma conquista muito importante para a Universidade e para toda a região”, afirma.

Neste início, o campus vai ofertar atividades em dois cursos de graduação definidos em acordo com o MEC: Direito e Libras (Língua Brasileira de Sinais), ambos considerados estratégicos pelo reitor. Para ele, a oferta em Direito representa um marco, já que a UFPA não possui esse curso fora da capital paraense desde que os antigos Campi de Marabá e Santarém se tornaram universidades independentes. “Queremos que a nova Faculdade de Direito dialogue com outros campi e contribua para interiorizar essa formação no estado”, diz.

Da mesma forma, o curso de Libras também vem para atender à grande demanda profissional  nesta área, que ainda conta com baixa oferta de formação. “É uma profissão muito necessária, com pouquíssimos profissionais formados. A oferta em Capanema terá um impacto direto na inclusão e no atendimento educacional especializado em toda a região”, assegura Gilmar Pereira.

A UFPA oferecerá vagas no campus a partir do Enem de 2026, com início das aulas previsto para 2027. A estimativa inicial é de 80 vagas para estudantes, sendo 40 para Direito e 40 para Libras, e a abertura de 10 a 15 vagas para docentes, além de novos cargos técnicos.

Impacto regional e mais acesso – A região que será atendida pelo Campus Capanema, hoje coordenado pela professora Rosa Helena Sousa de Oliveira, engloba cidades como Santa Maria do Pará, Santa Luzia, Bragança e Salinópolis, somando mais de 500 mil habitantes, podendo alcançar cerca de 1 milhão quando considerada toda a área de influência, conforme a avaliação do reitor Gilmar Pereira.

Além de ampliar, significativamente, o acesso à educação superior, o novo campus também possibilita a consolidação de uma tríplice frente universitária na região, formada pelos Campi de Salinópolis, Bragança e, agora, Capanema, cada um com vocações e cursos complementares. “É uma vitória histórica para Capanema e para todas as cidades que vão se beneficiar desse polo universitário. Quero agradecer aos moradores de Capanema e das cidades adjacentes. Essa conquista é deles. A UFPA chega, oficialmente, para ficar, crescer e transformar a região”, comenta o reitor da UFPA.

A história até aqui – Antes da Portaria Seres/MEC nº 870/2025, Capanema já dispunha de infraestrutura física, servidores técnico-administrativos e atividades acadêmicas vinculadas a outras unidades da UFPA ainda no início dos anos 1990. Havia técnicos em campo e prédios em uso, e cursos eram ofertados em regime ligado a coordenadorias ou faculdades sediadas em Belém, Bragança ou outros campi e também oferecidos por convênios internos, mas ainda faltava o reconhecimento formal do MEC como “campus fora de sede”, condição necessária para que o local gozasse das prerrogativas de autonomia previstas na legislação federal (capacidade de organizar quadro docente próprio, abrir cursos independentes e obter alocação orçamentária/autônoma).

Assim, na prática, alguns cursos e disciplinas que eram ministrados em Capanema eram originários de outros campi ou de cursos centralizados de Belém e até de Soure, no Marajó. Isso significa que parte da formação ofertada na região dependia de arranjos internos da UFPA, sem que Capanema pudesse, até o reconhecimento do MEC, homologar e administrar integralmente cursos de graduação próprios, com vagas e quadro docente exclusivos.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário