De olho em uma nova sazonalidade das arboviroses e se antecipando a uma possível epidemia, profissionais de saúde participam hoje (11) de uma capacitação sobre o manejo clínico da Chikungunya em Campo Grande.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a Fiocruz e o Ministério da Saúde, reúne especialistas e servidores da rede pública para discutir estratégias de enfrentamento às arboviroses — doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O médico e pesquisador da Fiocruz, Rivaldo Venâncio, referência nacional no tema, explica que a doença ainda representa um grande desafio. “A Chikungunya tem se mostrado um problema sério de saúde pública, principalmente pela possibilidade de o paciente continuar sentindo dores nas articulações por meses após a fase aguda”, destacou.

Durante o evento, profissionais discutem desde o panorama das arboviroses em Campo Grande até o papel das farmácias e da atenção primária na notificação de casos suspeitos.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Veruska Lahdo, a capacitação é fundamental para fortalecer a rede de atendimento. “A gente precisa garantir que as unidades saibam identificar e diferenciar dengue, Chikungunya e zika para fazer o manejo o mais rápido possível”, afirma.

12 1 Capacitação reforça combate à Chicungunya em Campo Grande-radardasaudeSegundo dados da Sesau, até o início de novembro Campo Grande registrou 4.394 casos de dengue, índice considerado baixo pelo Ministério da Saúde. Já a Chikungunya manteve média de 34,9 casos prováveis por 100 mil habitantes, número muito inferior ao de outras cidades do Estado.

O enfermeiro Carlos Bassani ressalta que a atualização é importante diante do aumento recente de notificações. “Precisamos estar preparados, porque é uma doença que debilita o paciente e exige atenção especial”, comenta.

A superintendente de Atenção Primária, Ana Paula Resende, reforça que o combate ao mosquito é responsabilidade compartilhada. “Se a gente fizer a nossa parte junto com os agentes e a população, conseguimos superar esse desafio”, conclui.

Redação: Impacto Dakila – Mirtes Ramos

Fonte e fotos: Prefeitura de Campo Grande


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário