Continua após a publicidade..

Profissionais e gestores da saúde da microrregião Oeste participaram de uma capacitação promovida pelo Projeto IntegraChagas Brasil, iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). (Foto ilustração)

O encontro foi realizado no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e reuniu representantes dos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Cristópolis, Tabocas do Brejo Velho, São Desidério, Cotegipe, Santa Rita de Cássia, Mansidão e Riachão das Neves.

O Projeto IntegraChagas Brasil tem como objetivo ampliar o acesso da população à detecção e ao tratamento da Doença de Chagas no âmbito dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), a partir da integração entre as ações assistenciais e a Vigilância em Saúde. A proposta busca qualificar a rede de atenção e estabelecer um percurso assistencial padronizado, com foco na promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das pessoas acometidas pela doença.

Continua após a publicidade..

A capacitação contou com a participação de profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância Epidemiológica (Viep) e foi conduzida pela equipe da Fiocruz. Durante os dois dias de atividades, os participantes foram atualizados sobre diagnóstico, manejo clínico, acompanhamento dos pacientes e sobre a importância da articulação entre os diferentes pontos da rede de atenção à saúde, reforçando a detecção precoce e o cuidado contínuo das pessoas com Doença de Chagas.

Continua após a publicidade..

O município de Barreiras teve espaço de fala no encontro e apresentou as prioridades definidas para o acolhimento e o cuidado das pessoas acometidas pela doença, destacando a necessidade de apoio das três esferas de governo. A apresentação enfatizou que, apesar de se tratar de um agravo relevante, a Doença de Chagas ainda é historicamente negligenciada, o que reforça a importância de intervenções precoces para impactar positivamente a qualidade de vida dos pacientes.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Barreiras, Carla Angélica, juntamente com o apoiador Dhemerson Anjos e o coordenador do Centro de Especialidades Leonídia Ayres, Alessandro Menezes, apresentou a Linha de Cuidado da Pessoa com Doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde do município. (Ascom/PMB)


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário