capsulite adesiva: tratamento, remédios, fisioterapia (e outros)-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

24/09/2025

O tratamento para capsulite adesiva, ou síndrome do ombro congelado, pode ser feito com fisioterapia, analgésicos e pode demorar de 8 a 12 meses de tratamentos, mas também é possível que haja uma redução completa do quadro cerca de 2 anos após o início dos sintomas, mesmo sem nenhum tipo de tratamento.

O médico pode indicar o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides ou infiltração de esteroides para alívio da dor, mas a fisioterapia também é indicada e quando não existe nenhuma melhora do quadro pode ser indicado realizar uma cirurgia.

A capsulite adesiva é uma inflamação da articulação do ombro que faz com que haja dor e intensa dificuldade de movimentar o braço, como se o ombro estivesse realmente congelado. O diagnóstico é feito pelo médico após análise dos exames de imagem, como raio X, ultrassonografia e artrografia, que são essenciais para avaliar a mobilidade do ombro.

O tratamento pode ser feito com:

1. Medicamentos

O médico pode receitar analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides e corticoides em forma de comprimidos para alívio da dor, na fase mais aguda da doença. A infiltração de corticosteroide diretamente dentro da articulação também é uma opção para alívio da dor, e por ser realizada, à critério médio, ou a cada 4-6 meses, mas nenhum destes medicamentos exclui a necessidade de fisioterapia, sendo complementar.

2. Fisioterapia

A fisioterapia é sempre recomendada porque ajuda no combate à dor e no restabelecimento dos movimentos do ombro. Na fisioterapia podem ser usados equipamentos para alívio da dor e compressas mornas para facilitar a movimentação desta articulação. Várias técnicas manuais podem ser utilizadas, além de exercícios de alongamento (dentro do limite de dor) e posteriormente devem ser realizados exercícios de fortalecimento muscular.

O tempo de recuperação varia de uma pessoa para outra, mas geralmente dura de alguns meses à 1 ano, havendo melhora progressiva dos sintomas. Ainda que possa não haver uma melhora significativa na amplitude de movimentos com o braço afetado, nas primeiras sessões é possível não desenvolver contraturas musculares no músculo trapézio que podem causar ainda mais dor e desconforto.

Existem técnicas específicas que podem ajudar a quebrar as aderências e promover a amplitude, mas não é recomendado que o paciente fique tentando forçar muito a articulação para movimentar o braço, porque isso pode gerar pequenos traumatismos, que além de agravar a dor, não traz nenhum benefício. Em casa devem ser realizados apenas os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta, que podem incluir o uso de pequenos equipamentos, como bola, bastão (cabo da vassoura) e faixas elásticas (theraband).

Bolsas de água quente são úteis para colocar antes de fazer os alongamentos porque relaxam os músculos e facilitam o estiramento muscular mas as bolsas com gelo picado são indicadas para o final de cada sessão porque diminuem a dor. Alguns alongamentos que podem ajudar são:

Imagem ilustrativa número 2

Estes exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por dia, com duração de 30 segundos a 1 minuto cada um mas o fisioterapeuta poderá indicar outros conforme a necessidade de cada pessoa.

Veja alguns exercícios simples que ajudam a aliviar a dor no ombro em: Exercícios de propriocepção para recuperação do ombro.

3. Bloqueio do nervo supraescapular

O médico pode realizar um bloqueio do nervo supraescapular, no consultório ou no hospital, o que traz um grande alívio da dor, sendo uma opção quando os medicamentos não tem efeito e dificultam a realização da fisioterapia. Esse nervo pode ser bloqueado, porque é responsável por fornecer 70% das sensações do ombro, e ao ser bloqueado existe uma grande melhora da dor.

4. Hidrodilatação

Uma outra alternativa que o médico pode indicar é a distensão do ombro com uma injeção de ar ou fluido (solução salina + corticosteroide) sob anestesia local o que ajuda a alongar a cápsula articular do ombro, o que promove alívio da dor e facilita a movimentação do ombro

5. Cirurgia

A cirurgia é a última opção de tratamento, quando não existe sinais de melhora com o tratamento conservador, que é feito com medicamentos e fisioterapia. O médico ortopedista poderá realizar uma artroscopia ou uma manipulação fechada que poderão devolver a mobilidade do ombro. Após a cirurgia a pessoa precisa voltar para fisioterapia para agilizar a cicatrização e continuar com exercícios de alongamento para a completa recuperação.

Conteúdo Relacionado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário