O Ministério da Saúde iniciou nesta sexta-feira (10/10/2025), nos municípios de Paulo Afonso e Senhor do Bonfim (BA), os atendimentos das carretas do programa Agora Tem Especialistas, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A ação, parte da mobilização do Outubro Rosa, pretende atender cerca de 3 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), previamente agendadas, com a realização de aproximadamente 9 mil procedimentos, entre consultas, exames e biópsias.
Expansão nacional da assistência especializada
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que atua como ministro em exercício, o programa representa uma das maiores mobilizações pela saúde pública desde a pandemia. Ele destacou que as carretas levam atendimento especializado a regiões remotas e com vazios assistenciais, fortalecendo o acesso das mulheres a serviços essenciais de saúde.
As unidades móveis são estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais, integrando um conjunto de 28 carretas que atuarão neste mês em 21 estados e no Distrito Federal. A estimativa é realizar 130 mil procedimentos até o fim de outubro, ampliando o acesso aos serviços de rastreamento e diagnóstico.
Atendimento prioritário às mulheres do SUS
A superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Joanna Paroli, ressaltou que a chegada da carreta à região representa um avanço no acesso à atenção especializada. “As pacientes terão atendimento médico mais rápido e poderão realizar exames e consultas com especialistas sem precisar se deslocar para grandes centros urbanos”, afirmou.
Além da Bahia, os atendimentos do programa começaram simultaneamente em 13 estados, incluindo Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Sergipe, São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Pernambuco e Goiás. As próximas etapas ocorrerão em (17/10/2025) e (24/10/2025), quando novas carretas chegarão a outras regiões, incluindo Ceará, Pará, Piauí, Paraná, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rondônia e o Distrito Federal.
Estrutura e serviços ofertados nas carretas
As carretas contam com consultórios ginecológicos climatizados, salas de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e áreas de acolhimento. A estrutura inclui ainda uma tenda climatizada para espera, com capacidade para 60 pessoas, TV, bebedouro e ambiente preparado para garantir conforto e segurança durante o atendimento.
Entre os procedimentos ofertados, estão mamografia, ultrassonografia mamária bilateral, punção e biópsia de mama, exame anatomopatológico, colposcopia e ultrassonografia transvaginal e pélvica. O objetivo é permitir o diagnóstico precoce e encaminhamento rápido para tratamento em casos positivos.
Ações para fortalecer o atendimento especializado do SUS
O programa Agora Tem Especialistas prevê até 150 carretas de atendimento móvel em circulação no país até 2026, com investimento de R$ 18,9 milhões nesta fase do Outubro Rosa. Além das unidades móveis, outras ações complementares estão em andamento, como o reforço de 320 novos médicos especialistas em 156 municípios, mutirões de consultas e cirurgias, e a instalação do Super Centro para Diagnóstico de Câncer.
O plano também inclui a aquisição de 121 aceleradores lineares até o fim de 2026, usados no tratamento de câncer, e parcerias com hospitais privados e filantrópicos para ampliar a capacidade de atendimento do SUS.
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado