Casos de síndrome respiratória grave caem no início de 2026, aponta boletim da Fiocruz-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

09/01/2026

Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta queda nos casos de SRAG no começo de 2026.

Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta queda nos casos de SRAG no começo de 2026. – (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O primeiro boletim InfoGripe de 2026, divulgado nesta quinta-feira (8) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em âmbito nacional. Segundo o levantamento, há redução tanto nas tendências de curto quanto de longo prazo, sem registro, na maioria dos estados e capitais, de incidência em nível de alerta, risco ou alto risco.

Canal WhatsApp

Apesar do cenário mais favorável no início do ano, os dados de 2025 reforçam o impacto da doença. Ao longo do ano passado, 13.678 pessoas morreram no Brasil em decorrência da SRAG.


A análise das últimas oito semanas mostra que a incidência e a mortalidade semanais mantêm um padrão já conhecido: crianças pequenas concentram os maiores índices de casos, enquanto idosos respondem pela maior parte das mortes.


Entre os vírus respiratórios que seguem com circulação relevante no país, o impacto atual nos casos de SRAG está concentrado principalmente em crianças. Nesse grupo, os quadros estão associados sobretudo ao rinovírus e ao metapneumovírus.


A Fiocruz alerta que os dados analisados incluem as quatro semanas epidemiológicas mais recentes e, por isso, a incidência e a mortalidade ainda podem sofrer ajustes conforme novas notificações sejam incorporadas ao sistema.


Do total de óbitos por SRAG registrados em 2025, 6.889 mortes (50,4%) tiveram confirmação laboratorial positiva para algum vírus respiratório. Outros 5.524 casos (40,4%) apresentaram resultado negativo, e 222 óbitos (1,6%) ainda aguardam conclusão de exames.


Entre os casos com diagnóstico positivo, a distribuição foi a seguinte:


  • 47,8% por influenza A

  • 1,8% por influenza B

  • 10,8% por vírus sincicial respiratório

  • 14,9% por rinovírus

  • 24,7% por Sars-CoV-2 (Covid-19)


O boletim divulgado nesta semana contempla a Semana Epidemiológica 53, referente ao período de 28 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026, e serve como termômetro inicial da situação respiratória no país neste começo de ano.


Assine a Newsletter




Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário