Casos graves de doenças respiratórias avançam em SP, puxados por gripe e covid-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

14/11/2025

Casos graves de doenças respiratórias avançam em São Paulo, com influenza A e covid-19 entre os principais responsáveis pelas internações.

Casos graves de doenças respiratórias avançam em São Paulo, com influenza A e covid-19 entre os principais responsáveis pelas internações. – Foto: Getty Images/Prapass Pulsub

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) voltaram a crescer na cidade de São Paulo nas últimas semanas, impulsionados pelos vírus da gripe e da covid-19. O alerta aparece no Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na quinta-feira (13). Entre as capitais, apenas São Paulo e Porto Alegre registram nível de atividade considerado de risco ou alto risco para a síndrome no fim de outubro e início de novembro.

Canal WhatsApp

Na capital paulista, o avanço da Srag ocorre principalmente entre jovens, adultos e idosos. O vírus influenza A — um dos principais causadores da gripe — lidera as infecções. Entre os mais velhos, o aumento também é influenciado pelo SARS-CoV-2, responsável pela covid-19.


Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, de janeiro a outubro, São Paulo registrou 3.209 casos de Srag por influenza e 1.137 por covid-19. A pasta afirma que realiza monitoramento constante e que não há alteração relevante no comportamento sazonal da gripe.


Estado registra tendência semelhante – No panorama estadual, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro apresentam aumento de hospitalizações provocadas por influenza A. Já as notificações de Srag por covid-19 seguem em alta em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, segundo a Fiocruz.


Em 2025, o país contabilizou 207.852 casos de Srag, dos quais 52,7% tiveram confirmação laboratorial para algum vírus respiratório. Entre os positivos:


39,5% – vírus sincicial respiratório (VSR)


28,5% – rinovírus


23,1% – influenza A


8,3% – SARS-CoV-2


1,2% – influenza B


A síndrome afeta principalmente crianças, mas a mortalidade é maior entre idosos. 12.358 pessoas morreram por Srag até agora em 2025; metade dos óbitos foi associada a vírus respiratórios, sobretudo influenza A e covid-19.


As vacinas contra gripe e covid-19 estão disponíveis para os públicos elegíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em São Paulo, também é possível receber as doses nas AMAs/UBSs Integradas.


Assine a Newsletter




Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário