O Governo do Ceará avançou de forma decisiva visando consolidar o Distrito de Inovação e Saúde, localizado no município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (13), foi assinado o Contrato de Gestão que formaliza a parceria entre o Estado e a Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (Adtis), responsável pela gestão e operacionalização das ações estratégicas do polo.

Representantes do Governo Estado, da Fiocruz, Prefeitura do Edusébio e outras entidades participaram da cerimônia realizada nesta segunda-feira Foto: Ascom/SDE
Regulamentado pelo Decreto nº 36.010, o Distrito já abriga a Fiocruz como empresa âncora, além das obras em andamento da Biomanguinhos e da Wolbito do Brasil. O conjunto de iniciativas posiciona o Ceará como um centro de referência nacional e internacional em pesquisa, desenvolvimento e bioeconomia em saúde. O evento contou com a presença de representantes da Fiocruz, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Prefeitura do Eusébio e outros órgãos estaduais, além do deputado federal Leônidas Cristino, que reforçaram o caráter estratégico do projeto.
Parceria transversal e visão de futuro
O titular da SDE, Domingos Filho, destacou a força colaborativa da iniciativa e o papel central do governo estadual na articulação intersetorial. “Quero agradecer essa relação de política transversal com a Fiocruz, feita pelo governador Elmano de Freitas. É de tal forma importante para o Ceará, e praticamente promovida por todas as secretarias estaduais e órgãos que fazem parte dessa revolução, porque realmente o nosso Estado tem um Distrito de Saúde ativo”, afirmou Domingos Filho.
Com valor de R$ 3 milhões e prazo de execução de um ano, o Contrato de Gestão representa um marco para a próxima fase de implantação do Distrito. Segundo Odorico Monteiro, coordenador de Inovação, Produção e Empreendedorismo da Fiocruz Ceará, o acordo estabelece as bases para o desenvolvimento de planos estruturantes. “Esse evento marca um momento importante, que o Governo do Estado qualificou uma organização social para fazer a governança do Distrito. Agora, estamos assinando uma ordem de serviço para a realização dos planos de inovação, de atração de investimentos, de governança, de negócio e desenvolvimento sustentável”, explicou.
A próxima etapa prevê a implantação dos planos estratégicos, com aporte de recursos estaduais para obras de infraestrutura – incluindo energia, abastecimento de água e urbanização , além da construção de um prédio voltado ao acolhimento de startups e spin-offs. Com essa estrutura, o Distrito de Inovação e Saúde do Ceará se consolida como um ecossistema integrado, capaz de atrair investimentos, fomentar pesquisas de ponta e impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico do Estado.
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado