Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia aborda atuação de mulheres e meninas no campo científico-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

05/02/2026

Centro de Estudos da Fiocruz Amazonia aborda atuacao de mulheres e meninas no campo cientifico palestrante Alda Cruz Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia aborda atuação de mulheres e meninas no campo científico-radardasaude

Durante o evento será apresentada uma palestra presencial da vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Alda Cruz. Foto: Divulgação/Fiocruz Amazônia

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove, na próxima sexta-feira (6/2), às 14h30, no Salão Canoas, um Centro de Estudos Extraordinário sobre o tema “Mulheres e Meninas na Ciência: O Compromisso da Fiocruz com a Equidade na Pesquisa”, com palestra presencial da vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Alda Cruz. O encontro é uma iniciativa do projeto Encontro, Liderança, Amazônia e Saberes na Ciência (ELAS na Ciência), com apoio do Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), da Fiocruz.

O objetivo é estimular uma reflexão sobre a presença e a atuação de mulheres e meninas no campo científico, com ênfase nos obstáculos estruturais de gênero que ainda persistem na pesquisa realizada no Brasil e, também, ressaltar a atuação da Fiocruz como agente fundamental na promoção da equidade, da diversidade e do protagonismo feminino na produção científica em saúde, reconhecendo os avanços e os desafios que permanecem nesse cenário.

O evento marca a abertura da temporada 2026 dos Centros de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia e terá como público-alvo alunas e pesquisadoras da instituição. De acordo com a coordenadora do Projeto ELAS na Ciência, a tecnologista em Saúde Pública Djane Baía, a ideia nasceu da necessidade de fortalecer o protagonismo feminino do ILMD/Fiocruz Amazônia e de meninas de escola pública periférica de Manaus, com atividades de conscientização, inserção e científicas.

“Na escola, nosso objetivo é atingir pelo menos 100 meninas e, na Fiocruz Amazônia, pesquisadoras e alunas pós-graduandas, que são a grande maioria na instituição”, afirma Djane, ressaltando que o Programa Mulheres e Meninas na Ciência é uma atividade que a Fiocruz vem realizando há anos, dentro da rotina da política de igualdade de gênero da instituição.

A coordenadora ressalta que receber a vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz para um encontro com o público feminino é trazer para a instituição a oportunidade de um contato direto com uma pesquisadora que assumiu um cargo estratégico na Fiocruz, e uma fonte de inspiração e discussão sobre uma maior inserção das mulheres e futuras cientistas.

Sobre a palestrante

Alda Cruz é carioca e graduada em Medicina, com mestrado (1993) e doutorado (1999) em Medicina Tropical pela Fiocruz (1993). Especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias, cursou residência médica no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e professora associada da Disciplina de Parasitologia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. É membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação (INCT-NIM).

No IOC-Fiocruz, coordenou o Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical no período 2009-2011. Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (2009-2012) e Cientista de Nosso Estado (desde 2013) pela Faperj, Alda atuou como pesquisadora visitante senior da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Governo do Amazonas, de setembro de 2012 a agosto de 2014. Coordenou o Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz no período de agosto de 2013 a julho 2017 e participou da implantação da pós-graduação em Ciências da Saúde de Moçambique (2008), onde é docente.

Alda ocupou também a chefia do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas do IOC/Fiocruz (07/2015 a 02/2023), tendo sido ainda diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis (Pós-doutorado em SUS) e Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente/Ministério da Saúde (03/2023 a 03/2025).

Suas principais linhas de pesquisa versam sobre imunopatogênese das leishmanioses (resposta imune efetora, estudo do infiltrado inflamatório das lesões e modelo golden hamster), co-infecção “Leishmania”/HIV e desenvolvimento de vacinas contra leishmaniose. Mais recentemente vem atuando na linha de epidemiologia, patogeênese e educação em saúde em parasitoses intestinais.


Veja mais notícias em Cidade


Source link

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Ver na Amazon
Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Ver na Amazon
Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ver na Amazon
Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Ver na Amazon
Espaçador Inal-Air Infantil

Espaçador Inal-Air Infantil

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário