Chamada apoiará soluções tecnologicamente disruptivas para desafios globais-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

20/01/2026

Chamada de Propostas

Chamada apoiará soluções tecnologicamente disruptivas para desafios globais

A FAPESP representa o Brasil na Iniciativa Internacional de Pesquisa sobre o Uso de Tecnologias Disruptivas para o Enfrentamento de Desafios Globais (IIDTAC), uma colaboração internacional que reúne agências de fomento do Canadá, Dinamarca, Groenlândia, Taiwan e Reino Unido, entre outras

Chamada de Propostas

Chamada apoiará soluções tecnologicamente disruptivas para desafios globais

A FAPESP representa o Brasil na Iniciativa Internacional de Pesquisa sobre o Uso de Tecnologias Disruptivas para o Enfrentamento de Desafios Globais (IIDTAC), uma colaboração internacional que reúne agências de fomento do Canadá, Dinamarca, Groenlândia, Taiwan e Reino Unido, entre outras

56969 Chamada apoiará soluções tecnologicamente disruptivas para desafios globais-radardasaude

As propostas devem ser precedidas por um Aviso de Interesse enviado ao New Frontiers in Research Fund (NFRF) do Canadá por pesquisador com base naquele país até 03/03; em 03/02, o NFRF organizará um webinar para fazer uma apresentação geral da chamada e responder a dúvidas (foto: Michell Melo/Fiocruz Amazônia)

Agência FAPESP – A FAPESP vai financiar projetos no âmbito de uma chamada de propostas lançada pela Iniciativa Internacional de Pesquisa sobre o Uso de Tecnologias Disruptivas para o Enfrentamento de Desafios Globais (IIDTAC).

A Fundação representa o Brasil na IIDTAC, uma colaboração internacional para apoiar pesquisas interdisciplinares e transformativas que também conta com agências de fomento do Canadá, Dinamarca, Finlândia, Ilhas Faroé, Groenlândia, Islândia, Irlanda, Países Baixos, Noruega, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido e Ilhas Åland.

A nova chamada visa fomentar pesquisas que aproveitem o potencial das tecnologias disruptivas para oferecer soluções inovadoras que acelerem o progresso rumo à concretização de pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os projetos a serem propostos na chamada devem abordar pelo menos duas das seguintes áreas: Ciências Naturais e Engenharia; Ciências Sociais e Humanidades; Ciências da Saúde e da Vida.

As equipes dos projetos devem ser elegíveis para receber recursos de pelo menos três das seguintes agências de fomento: FAPESP, NFRF, NWO, IDRC, NordForsk, SNSF, NSTC e UKRI. Ao menos um dos Pesquisadores Responsáveis deve ser elegível para submeter proposta ao New Frontiers in Research Fund (NFRF), do Canadá.

A chamada recomenda que as equipes incluam pelo menos um especialista em ciências sociais ou humanidades entre os Pesquisadores Responsáveis ou Principais, de modo a favorecer a implementação bem-sucedida do projeto e maximizar seu impacto.

Submissão de propostas

As propostas devem ser precedidas por um Aviso de Interesse (NOI, de Notice of Intent), enviado somente ao NFRF pelo pesquisador com base no Canadá, até 3 de março. Essa etapa vai avaliar a elegibilidade indicativa da equipe do projeto.

A Carta de Intenção (LOI, de Letter of Intent) deve ser submetida ao NFRF pelo pesquisador do Canadá e à FAPESP, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), pelo pesquisador do Estado de São Paulo até 9 de junho. As LOIs serão avaliadas por meio de um processo distribuído de revisão por pares em que os próprios proponentes atuam como revisores e avaliam outras propostas submetidas à mesma oportunidade de fomento.

Apenas as propostas recomendadas na etapa de LOI estarão aptas para a etapa de submissão de propostas completas, que vai até 3 de novembro. Proponentes paulistas deverão enviar exclusivamente ao SAGe o mesmo projeto que o pesquisador responsável pelo projeto enviará ao NFRF.

Modalidades de apoio

A FAPESP vai apoiar os projetos selecionados na chamada por meio das modalidades Auxílio à Pesquisa Regular e Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, observando-se as normas e condições dos respectivos instrumentos de apoio, por um período máximo de três anos.

Pesquisadores Responsáveis ou Pesquisadores Principais com um Auxílio à Pesquisa Regular ou Temático vigente poderão participar da chamada, desde que o auxílio vigente não seja em colaboração ou cofinanciado por outra agência.

Em 3 de fevereiro, o NFRF organizará um webinar para fazer uma apresentação geral da chamada e responder a dúvidas de pesquisadores interessados.

A chamada está publicada em: fapesp.br/17952.

 


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário