Ciência da felicidade e do bem-estar é foco de imersão para líderes e gestores do PIM – radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

20/08/2025

Lideranças industriais vivenciam práticas de mindfulness e ciência da felicidade em imersão desenvolvida por profissional de RH com longa trajetória no Polo Industrial de Manaus.

Uma jornada de autoconhecimento, autocuidado e equilíbrio emocional para líderes e gestores foi realizada neste sábado em Manaus, com a participação de líderes e gestores de indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O programa de imersão foi conduzido pelo especialista em Recursos Humanos, José Wilson, e sua equipe do Espaço do Florescimento Humano Maria Falcão, na Casa de Retiro Ir. Vicente Cañas, um espaço imerso na beleza da Amazônia, que convida à tranquilidade, reflexão, ao encontro com a espiritualidade e conexão com a natureza, localizado próximo ao MUSA – Museu da Amazônia, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.

Com uma abordagem fundamentada na ciência da felicidade, a jornada abordou temas como Ciência da Felicidade, Forças Pessoais e Práticas de Mindfulness, além de incentivar o reconhecimento das forças pessoais nas outras pessoas e reforçar a importância do autocuidado e da compaixão na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis e colaborativos.

Para o idealizador do programa, especialista em Psicologia Positiva e Mindfulness, José Wilson Falcão, foi uma oportunidade para os participantes mergulharem em práticas que treinam o cérebro e aprendem estratégias aplicáveis no cotidiano, voltadas para o fortalecimento emocional e o desenvolvimento do autoconhecimento.

WhatsApp Image 2025 08 19 at 21.40.57 Ciência da felicidade e do bem-estar é foco de imersão para líderes e gestores do PIM - radardasaude
Líderes e gestores do Polo Industrial de Manaus durante exercício de foco durante imersão em saúde mental

“Hoje nós trouxemos uma proposta para líderes e gestores do Polo Industrial de Manaus focando no bem-estar, no autoconhecimento e no equilíbrio emocional. Estamos falando da ciência da felicidade, do bem-estar e ensinando práticas de mindfulness que podem auxiliar a alcançar esse equilíbrio. Os gestores e líderes das indústrias são muito pressionados, cobrados, têm metas, e isso é completamente normal. Vemos que esse programa vai apoiar esses gestores e líderes a alcançarem esse bem-estar e a terem uma mair produtividade.”

O supervisor de manutenção Lisley Batista, que participou da imersão, ressaltou a importância de iniciativas voltadas ao equilíbrio emocional. “Trabalho há 23 anos em uma empresa de origem japonesa, que já valoriza muito a capacitação e o desenvolvimento humano. Mas percebo que a geração atual precisa ainda mais desse apoio mental, diante do crescimento de doenças e fatores negativos que impactam a vida. Esse tipo de treinamento é essencial para criar equilíbrio emocional e espiritual.”

Ele destacou ainda uma das atividades realizadas durante a jornada que marcou sua experiência na imersão: “Uma dinâmica nos convidou a nos apresentar por meio de um desenho. Esse exercício me remeteu à prática de buscar no passado a força necessária para enfrentar os desafios do presente, mantendo o controle sobre nossas escolhas e influenciando positivamente outras pessoas.”

Adeson Rodrigues, gestor de PCP em uma indústria nacional do Polo Industrial de Manaus, destacou a importância da atenção à saúde mental no ambiente de trabalho. “Hoje eu atuo como encarregado geral no segundo turno, e temos demandas diárias de pessoas que saem de casa com diversos tipos de problemas. Cabe ao gestor estar disposto a entender, compreender e ser resiliente, se colocando no lugar do outro. O que estou aprendendo aqui vai me ajudar muito como gestor a entender mais o próximo, mas antes de tudo, a me compreender.”

Ele reforçou ainda a necessidade de uma liderança mais humana e atenta às condições individuais. “Na fábrica, recebemos muitas demandas e um dos pontos levantados foi a saúde mental. É preciso apoiar os colaboradores no dia a dia, não somente cobrar e exigir, mas também verificar como eles estão naquele momento. Apesar das metas e cobranças, ali também existe uma pessoa, que nem sempre estará em 100%. Não devemos julgá-la por isso, mas procurar ajudar. Tudo o que é repassado nessa imersão sem dúvida será aplicado no nosso dia a dia para lembrar que todos passamos por momentos difíceis.”

Um encontro para refletir, aprender e fortalecer o desenvolvimento pessoal e profissional que impulsiona nossa região. O SIMMMEM tem orgulho de apoiar iniciativas que estimulam o crescimento humano e a construção de um futuro mais consciente, colaborativo e inovador.

Fonte: SIMMMEM

Créditos para fonte caso haja

Please follow and like us:

Deixe um comentário