Cientista brasileiro que criou mosquitos anti-dengue entra na lista dos mais influentes da Nature-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

08/12/2025

A lista anual que a prestigiosa revista Nature produz elegendo os dez cientistas mais influentes do mundo inclui um brasileiro em 2025: o entomologista (especialista em insetos) Luciano Moreira.

Responsável por um projeto de combate à dengue pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Moreira dirige em Curitiba (PR) a primeira fábrica do país para produção de mosquitos Aedes aegypti que ajudam a neutralizar, em vez de espalhar, o vírus da dengue.

Infectados com a bactéria Wolbachia, os insetos que o cientista criou se tornam menos propensos a transmitir o patógeno, e reduziram a incidência da doença em bairros do Rio e de Niterói, os primeiros lugares onde a ideia foi testada.

Agora, produzindo mais de 80 milhões de ovos do ‘Wolbito’, nome dado ao mosquito Aedes com Wolbachia, o projeto passou da fase experimental para operacional. Os primeiros municípios onde o inseto está sendo liberado em grande escala ficam no sul de Santa Catarina.

Moreira aparece na edição desta semana da Nature ao lado de outros nove cientistas que se destacaram em 2025, sendo seis deles da área da Saúde.

Entre eles está Susan Monarez, a epidemiologista demitida da chefia dos dos Centros de Controle de Doenças (CDC) dos EUA por desaprovar políticas anti-vacinas do governo Trump. Outra foi Sarah Tabrizi, do University College de Londres, que lidera pesquisas sobre uso de terapia gênica para tratar a síndrome de Huntington.

Neste ano, excepcionalmente, um dos prêmios não foi concedido a um cientista, e sim a uma paciente, a bebê KJ Muldoon. Nascida em agosto, ela foi a primeira criança a receber um tratamento de edição genética com a técnica CRISPR para corrigir um anomalia inata em seu DNA. Nascida com a síndrome rara conhecida pela sigla CPS1, ela teria graves problemas metabólicos, mas chegou ao mundo saudável.

A revista afirma afirma que as menções incluídas Na lista “Nature’s 10” é uma forma de reconhecer esforços individuais em pesquisa.

“A ciência moderna é conduzida por equipes, muitas vezes grandes, mas o mundo da pesquisa está repleto de histórias humanas de indivíduos trabalhando”, disseram os editores, em comunicado. “A ‘Nature’s 10’ não é um prêmio ou uma classificação entre os dez primeiros, mas uma lista que explora desenvolvimentos e histórias importantes na ciência neste ano, e algumas das pessoas que desempenharam papéis importantes neles, juntamente com os seus colegas.”


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário