Como o desmatamento causa quase 30 mil mortes por ano no mundo-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

02/11/2025

O desmatamento está associado a 28 mil mortes por ano no mundo, segundo estudo publicado em agosto na Nature Climate Change. A pesquisa mostra que a devastação das florestas tropicais provoca um aquecimento local que ameaça a saúde humana e aumenta os riscos em atividades ao ar livre, tanto de lazer quanto de trabalho. 

A investigação foi liderada por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e contou com a participação de um pesquisador da Fiocruz Piauí, no Brasil, e outro de Gana, na África. A equipe cruzou imagens de satélite que revelam mudanças na cobertura florestal e na temperatura da superfície terrestre em regiões desmatadas.

A análise também levantou informações sobre distribuição populacional e excesso de mortalidade entre 2001 e 2020. As maiores taxas de mortalidade relacionadas ao desmatamento estão concentradas em regiões da Amazônia, da África e do Sudeste Asiático. Nesses locais, a perda florestal pode responder por até um terço das mortes associadas ao calor.

Sabe-se que a derrubada de árvores aquece o solo e o ar da região, potencializando os efeitos do aquecimento global. “Milhares de pessoas, especialmente nas regiões mais quentes e pobres do planeta, passam a sofrer mais com doenças causadas pelo calor, como desidratação, problemas cardíacos e exaustão térmica”, relata o clínico geral Frederico Polito Lomar, do Einstein Hospital Israelita. “Proteger as florestas não é apenas uma questão ambiental ou climática. É uma forma de salvar vidas humanas.”

O excesso de calor sobrecarrega o organismo e pode ser fatal. Quando a temperatura ambiente sobe demais, o corpo tem dificuldade em dissipar o calor interno, o que causa desidratação, queda da pressão arterial e sobrecarga do coração. Em casos extremos, ocorre a chamada insolação ou hipertermia, quando o organismo perde a capacidade de controlar a própria temperatura, possivelmente levando a falência de órgãos e morte. Idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas são os mais vulneráveis.

O estudo aponta que quanto maior for a cobertura florestal, menor a mortalidade. Em locais com mais de 50% de cobertura original, a taxa de mortalidade associada ao desmatamento foi de 42%, enquanto em regiões mais desmatadas chegou a 58%.

Além do calor, a perda de áreas verdes agrava outros problemas de saúde: a poluição gerada pela queima da vegetação deteriora a qualidade do ar, eleva a emissão de gás carbônico e aumenta o risco de doenças infecciosas, como a malária.

Para os autores, os resultados reforçam a urgência de conservar as florestas tropicais, proteger as áreas que ajudam a mitigar os extremos de temperatura e garantir maior acesso à saúde, especialmente para populações vulneráveis.

 Fonte: Agência Einstein 

The post Como o desmatamento causa quase 30 mil mortes por ano no mundo appeared first on Agência Einstein.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário