O papel estratégico do controle social na formulação, no monitoramento e na avaliação das políticas públicas de saúde, baseadas em evidências científicas lado a lado com a escuta da sociedade, foram pontos abordados no X Congresso Interno da Fiocruz, realizado no dia 10 de dezembro, no auditório de Bio-Manguinhos, no Campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernanda Magano, destacou algumas características do Congresso Interno, como a participação do controle social nos debates da instituição e ressaltou pontos importantes do Documento de Referência, como a defesa da democracia, da ciência, tecnologia e inovação. Fernanda enfatizou as ações do CNS com a Fiocruz e a importância da luta antirracista e do combate à violência contra a mulher e a LGBTfobia.

- Foto: Peter Ilicciev
“Que esse Congresso resulte em boas ações, consistentes, consubstanciadas e muito na linha de gestão do trabalho, para que façamos uma carreira específica para a Fiocruz, para garantir tanto a chamada de novos concursos, como a incorporação de mais trabalhadores e trabalhadoras, uma nova legislação para o fortalecimento dessa instituição estratégica de saúde, ciência e tecnologia e como uma entidade de Estado”, afirmou.
Representando os ex-presidentes da Fiocruz, a Pesquisadora Emérita da Fundação e ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, mencionou avanços importantes, como o aperfeiçoando da relação da Fundação com os movimentos sociais e nas questões de equidade de gênero e raça e inclusão das pessoas com deficiência na ocupação de cargos na instituição. Nísia refletiu também sobre a relação das mudanças climáticas e saúde e de como transformar conhecimento em política pública.

- Foto: Peter Ilicciev
A condução da plenária foi realizada pelo presidente da Comissão Organizadora, o diretor-executivo, Juliano Lima, com a presença do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, que iniciou a sua fala com uma saudação especial a todos os delegados. Ele destacou a presença e participação de ex-presidentes da instituição e a inclusão de servidores aposentados nas discussões do Congresso. “Ver essa plenária cheia é, de fato, um congraçamento da nossa instituição democrática participativa”, afirmou.
Após as falas dos integrantes da mesa de abertura, Juliano Lima fez a leitura do Regimento interno. O documento foi aprovado pelas pessoas delegadas, resguardadas as complementações feitas na plenária, que serão introduzidas ao texto. Logo depois, o presidente Mario Moreira indicou o Professor Emérito da Fiocruz Arlindo Fábio Gómez de Sousa como relator do Congresso Interno. A escolha foi aclamada pelos delegados.
O vídeo com a transmissão completa da participação do CNS no X Congresso Interno da Fiocruz pode ser assistido no canal do CNS no YouTube.
Cris Cirino
Conselho Nacional de Saúde
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado





