No segundo dia (11/11) da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a Fiocruz também esteve dedicada à promoção do diálogo entre ciência, políticas públicas e comunidades locais. Em parceria com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD) e o projeto Iaruçu, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) coorganizou o evento franco-brasileiro Um só mundo, uma só saúde: quando territórios e saberes se unem diante das epidemias. A atividade reuniu pesquisadores, lideranças comunitárias e representantes institucionais do Brasil e da França em um chamado à ação por soluções integradas e sustentáveis frente aos desafios da saúde global.

IOC na COP30.

Diretora do IOC/Fiocruz, Tânia Araújo-Jorge participa do evento franco-brasileiro “Um só mundo, uma só saúde: quando territórios e saberes se unem diante das epidemias” (foto: Divulgação)

 

“A saúde é construída no território, nas relações comunitárias, na defesa da floresta e nos modos de vida. A proposta é pensar a Saúde Única a partir dessa perspectiva, onde o cuidado nasce do território e se organiza coletivamente”, afirmou a diretora do IOC/Fiocruz, Tânia Araújo-Jorge, em sua fala na mesa de abertura.

As mudanças climáticas e ambientais estão impactando a saúde global ao favorecer a disseminação de doenças infecciosas como dengue, chikungunya, leishmaniose e raiva. No Brasil, os efeitos são mais intensos em territórios vulneráveis – como comunidades ribeirinhas, povos da floresta, áreas de fronteira, regiões de desmatamento e periferias urbanas – onde desigualdades sociais e ambientais se somam.  

O evento Um só mundo, uma só saúde foi um espaço de escuta e construção coletiva, integrando o conhecimento científico aos saberes tradicionais e comunitários. A programação incluiu exibição de filme, debate e atividades interativas que destacaram experiências de vigilância participativa, mobilização cidadã e cooperação transfronteiriça.

A iniciativa também fortaleceu a cooperação científica entre o Brasil e a França, ampliando o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de estratégias conjuntas de vigilância e resposta a emergências em saúde.  

Além da realização conjunta do evento franco-brasileiro, o IOC/Fiocruz também integrou, na manhã do mesmo dia, a atividade Oficina Política Pública Viva – Saúde Única com o Bem Viver nos Territórios, organizada pela Fiocruz Brasília e pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Convidada a liderar as discussões, Tânia Araújo-Jorge ressaltou a importância de incorporar o conceito de Saúde Única na formulação de políticas públicas, valorizando os modos de vida locais e o cuidado compartilhado.

A oficina foi um espaço de trocas e construção coletiva, conectando saberes tradicionais, práticas de cuidado e movimentos sociais. As discussões abordaram a Sociobioeconomia Agroecológica e o Bem Viver como caminhos para fortalecer a participação social e a sustentabilidade na gestão das políticas públicas.  

“Fico muito feliz em ver que, neste ambiente da COP30 — que discute as mudanças climáticas —, conseguimos traduzir esse tema como uma questão de saúde. Pautar a saúde na COP é algo muito recente. Também me alegra ver a participação de um representante do Estado do Pará nesta discussão. É fundamental que diferentes setores e territórios estejam juntos nessa construção”, destacou Tânia.  

O IOC/Fiocruz também esteve presente no painel Garimpo e seus impactos à saúde na Amazônia, realizado na manhã de terça-feira (11/11) no estande do Instituto Evandro Chagas (IEC), na Zona Verde da COP30. O assessor especial da direção do IOC/Fiocruz para mudanças climáticas, Marcos Horta, participou da atividade, que discutiu os efeitos socioambientais do garimpo e suas consequências para a saúde das populações amazônicas.

Com essas participações, o IOC/Fiocruz reafirma seu compromisso com a integração entre ciência, saberes tradicionais e cooperação internacional – pilares essenciais para enfrentar os desafios climáticos e sanitários que afetam a Amazônia e o planeta. 


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário