COP30: Fiocruz propõe criação de sistema integrado de monitoramento de saúde e clima para a América Latina-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

14/11/2025

A saúde terá um espaço especial durante a COP30, e o Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz marca presença para propor ações de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas na saúde. Entre os eventos promovidos no Pavilhão da Saúde – espaço organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Wellcome Trust – está a mesa Rumo a um sistema regional integrado de monitoramento da saúde e do clima na América Latina, promovida pelo Observatório de Clima e Saúde. A atividade ocorrerá no dia 19 de novembro, às 9h, e será transmitida ao vivo pela página oficial da OMS.

“Em um mundo em plena crise climática e ambiental, é primordial que se criem meios para o acompanhamento participativo do impacto das mudanças climáticas sobre a saúde, de modo a identificar tendências, grupos e territórios vulnerabilizados e elaborar possíveis estratégias de adaptação, não apenas para esses grupos, mas também para o próprio sistema de saúde”, explica um dos coordenadores do Observatório, Christovam Barcellos, que representará a instituição na COP30.

O Observatório apresentará sistemas de monitoramento que vem desenvolvendo ao longo dos seus 16 anos de atuação e mostrará como essas experiências têm contribuído para a criação de observatórios de clima e saúde internacionais, como os do Chile, Moçambique e do Uruguai.  

“Desenvolvemos diversas ferramentas e experiências de integração de dados climáticos, sociodemográficos e epidemiológicos no Observatório. Por meio da colaboração com outros países, percebemos que compartilhar essas experiências permite que cada nação avance mais rapidamente diante da crise climática. Nosso objetivo é fortalecer a cooperação e agir regionalmente, com um sistema latino-americano de observatórios capaz de orientar políticas públicas baseadas em evidências”, afirmam os coordenadores do Observatório, Diego Xavier, Renata Gracie e Christovam Barcellos, posição mantida desde a sua fundação, em 2008.  

Na mesa da COP30 participarão, além de Christovam, Bertha Luz Pineda, do Organismo Andino de Salud; Tatiana Marrufo, do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique; Daniel Buss, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); e Emerson Soares, do Ministério da Saúde do Brasil.  

Outras contribuições do Observatório na COP30

O Observatório também participará do debate Trajetórias de síntese: relações entre saúde, bioma e economia na Amazônia contemporânea, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no dia 18 de novembro. Nesse encontro, serão debatidas soluções tecnológicas e participativas para o uso de imagens de satélite produzidas pelo INPE para as análises de saúde na Amazônia, abrangendo não apenas o território brasileiro, mas todos os países que compõe a bacia amazônica.  

Na última quarta-feira (12/11), outro evento importante foi o seminário Arboviroses e populações amazônicas: preparação e resposta, que promoveu o diálogo entre especialistas, representantes da sociedade civil, estudantes e organizações comunitárias locais. O encontro foi organizado pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França e aconteceu no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Além dessas agendas, o Observatório participou (12/11) do seminário científico Enfrentamento às arboviroses na era climática: a resposta da pesquisa One Health, um evento paralelo à COP 30; e no dia 18, das 14h às 15h, estará em um Encontro com representantes da Opas, do Ministério da Saúde do Brasil, da Rede Pasteur e do próprio Observatório de Clima e Saúde (Icict/Fiocruz).

Durante todo o evento, o Observatório contará com um espaço dedicado à apresentação de suas ferramentas, disponíveis em seu site. Aplicações que apoiam ações de enfrentamento e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na saúde, como o MonitorAR Saúde, o FluxSUS, e o Monitor de Secas. 


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário