Crianças ainda sofrem com violência doméstica (Foto: Marcelo Casal Jr/ABr)
Crianças em vulnerabilidade têm didiculdade para crescer, mostar estudo (Foto: Marcelo Casal Jr/ABr)
Da Agência Fiocruz

RIO DE JANEIRO – As crianças brasileiras têm enfrentado cada vez mais cedo problemas de saúde crônicos, que podem ser estendidos para a vida inteira. Alguns deles, como a dificuldade de manter o crescimento linear adequado, atingem de forma intensa as crianças de famílias com baixa renda e grupos que estão em vulnerabilidade social, a exemplo dos indígenas.

Ao analisar os dados de 6 milhões de crianças brasileiras que convivem com desigualdade, um estudo com participação da Fiocruz aponta que as crianças estão lidando mais cedo com crescimento e peso fora do padrão determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Publicado na revista JAMA Network, o estudo, que contou com pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), teve como objetivo acompanhar o histórico nutricional e a régua de crescimento das crianças de modo longitudinal. Com esses dados, os pesquisadores puderam analisar se os padrões de crescimento e o estado nutricional das crianças brasileiras estão de acordo com o modelo de referência internacional construído pela OMS, baseado em populações saudáveis. 

Durante o período de análise, foi possível identificar que as crianças em vulnerabilidade social estão enfrentando um crescimento abaixo do esperado e, por consequência, podem ter um risco maior de sobrepeso e obesidade.

“Essas crianças com altura fora do padrão ideal e estão suscetíveis a serem obesas. No caso de haver dois ou mais problemas de saúde, podemos chamar isso de dupla carga de malnutrição”, comenta o líder do estudo e pesquisador associado ao Cidacs/Fiocruz Bahia, Gustavo Velasquez. 

A investigação partiu de dados de 6 milhões de crianças do Brasil contidas na Coorte de 100 Milhões de Brasileiros, que integra registros do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc). Enquanto o crescimento foi monitorado a partir do índice de altura, o peso foi avaliado a partir do índice de massa corporal e enxergando a idade das crianças.

Desafio para crianças indígenas

O principal resultado do estudo é que, em algumas regiões, crianças brasileiras estão crescendo em um padrão abaixo do ideal considerado pela OMS. E crianças indígenas não chegaram à altura média adequada até os 9 anos de idade.

“Este problema de crescimento começa ainda na infância e pode se tornar permanente, já que as crianças não conseguem uma recuperação. Nas crianças indígenas, este é um fator associado a privação crônica, desigualdade e desenvolvimento social, condições precárias de vida e saúde, determinantes sociais históricos e insegurança alimentar”, comenta Velasquez, citando o contexto estrutural por trás da evidência que as crianças estão com altura abaixo do esperado.

Outro achado importante é que, diante da dificuldade de crescer, cerca de 30% das crianças brasileiras estão ficando com sobrepeso. O dado é relativo a meninas e meninos com até 9 anos de idade. O estudo ainda demonstra que o estado nutricional varia de criança para criança, a depender de cada lugar e condições de vida.

“Crianças que crescem em contextos de vulnerabilidade não estão protegidas do excesso de peso e, ao mesmo tempo, estão expostas a fatores que comprometem o crescimento saudável”, alerta a coautora do estudo e pesquisadora associada ao Cidacs/Fiocruz Bahia, Carolina Santiago.

Infância desigual

Nas recomendações, o estudo reconhece que as políticas de saúde devem priorizar intervenções integradas de cuidado à saúde da criança desde os primeiros anos de vida. O foco da articulação deve estar na promoção do crescimento saudável e na prevenção da obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde. 

Quanto às políticas voltadas à grupos em vulnerabilidade, há a recomendação de desenvolvimento de políticas específicas, intersetoriais e culturalmente sensíveis destinadas aos grupos e territórios prioritários, em especial, no que diz respeito ao fortalecimento do monitoramento do estado nutricional e indicadores de crescimento.

Outros problemas, como insegurança alimentar, baixa qualidade da dieta, ambientes alimentares desfavoráveis e desigualdades sociais persistentes devem ser levados em consideração no momento da construção de políticas e tomada de decisão em políticas públicas.



Source link

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Ver na Amazon
Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Ver na Amazon
Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ver na Amazon
Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Ver na Amazon
Espaçador Inal-Air Infantil

Espaçador Inal-Air Infantil

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário