CRMV-RJ cria a Comissão de Ciência em Animais de Laboratório –radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

13/01/2026

WhatsApp Image 2026 01 13 at 12.34.38 CRMV-RJ cria a Comissão de Ciência em Animais de Laboratório --radardasaude

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) reafirma seu compromisso com a inovação e o fortalecimento técnico-científico da profissão ao instituir a Comissão de Ciência em Animais de Laboratório, uma Comissão Temática de Assessoramento da Presidência voltada a um dos campos que mais cresce no Brasil. A criação da comissão fortalece o debate técnico e institucional sobre o uso responsável de animais em atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico.

A nova comissão será presidida pela médica-veterinária Monica Pinto, profissional com ampla experiência acadêmica e atuação consolidada na área de Ciência em Animais de Laboratório, especialmente no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Ciência de Animais em Laboratório envolve uma abordagem multidisciplinar que exige conhecimento aprofundado dos modelos animais e de suas necessidades etológicas, respeitando as características espécie-específicas. Para atender a essas demandas, é fundamental que os profissionais que realizam, participam, supervisionam procedimentos experimentais ou atuam diretamente no cuidado dos animais de laboratório recebam treinamento adequado, com programas voltados à implementação dos princípios dos 3Rs — Redução, Refinamento e Substituição — e à promoção do bem-estar animal. Essas ações contribuem diretamente para a qualidade, a reprodutibilidade dos experimentos e para benefícios éticos, científicos e econômicos.

A atuação da Comissão de Ciência em Animais de Laboratório abrangerá, ainda, aspectos específicos da gestão de biotérios, destacando as responsabilidades técnicas e as contribuições indispensáveis do médico-veterinário nesse contexto. O trabalho desenvolvido terá como foco o assessoramento da Presidência do CRMV-RJ, a promoção de práticas éticas e eficientes e o fortalecimento do papel do médico-veterinário na garantia da sanidade, do bem-estar animal e da excelência científica.

Integram a Comissão de Ciência em Animais de Laboratório os médicos-veterinários Sylvio Claudio Neto (CRMV-RJ 10009), Jenif Braga de Souza (CRMV-RJ 8089), Juliana de Sá Pereira Oliveira (CRMV-RJ 6899), Renato de Souza Abboud (CRMV-RJ 4259), Desenir Adriano Pedro (CRMV-RJ 16163) e Maria Inês Doria Rossi (CRMV-RJ 2769), compondo um grupo técnico multidisciplinar voltado ao avanço e à qualificação da área no estado do Rio de Janeiro.

Formada em 2000 pela Universidade Estácio de Sá, a médica-veterinária Monica Pinto iniciou sua trajetória acadêmica como monitora de clínica de pequenos animais. Possui pós-graduação em Clínica Médica Avançada de Pequenos Animais e é mestre em Ciência em Animais de Laboratório pela Fiocruz. Atualmente, integra a Comissão de Meio Ambiente do CRMV-RJ e atua na área de Nefrologia de pequenos animais em clínicas particulares. Desde 2016, trabalha no Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), onde atuou no Serviço de Criação de Roedores e Lagomorfos, incluindo a liderança das colônias de coelhos e cobaias, além de exercer atividades no Serviço de Uma Só Saúde.

Desde 2019, Monica Pinto é professora colaboradora nas disciplinas de Manejo de Animais de Laboratório do Mestrado Profissional do ICTB/Fiocruz e na pós-graduação em Métodos Alternativos da mesma instituição. Com a criação da Comissão de Ciência em Animais de Laboratório, o CRMV-RJ consolida sua atuação de vanguarda e reforça o papel estratégico dos médicos-veterinários no desenvolvimento científico, tecnológico e ético do país.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário