O Ministério da Saúde deu início nesta semana aos preparativos para a entrega aos municípios brasileiros de doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. Enquanto aguarda a definição da data de entrega e da quantidade de doses da vacina que receberá, Cubatão iniciou a preparação de sua equipe na quarta-feira (26), com um treinamento realizado pela Pfizer, farmacêutica que produz o imunizante.
A capacitação consiste em atualização técnica sobre a vacina, perfil de segurança e protocolos de administração. Participaram da atividade a enfermeira Vanessa Ingrid, do Serviço de Vigilância Epidemiológica, profissional responsável pelo Programa Municipal de Imunização, a enfermeira Gisele Felipe Melo Lima, do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher (SAISM) e o enfermeiro Odecio Molina Marques Junior, da Educação Permanente da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, que gerencia a Atenção Primária no município.
Assim que for anunciada a data de entrega dos imunizantes do município, a Secretaria de Saúde promoverá um treinamento técnico para toda a rede, voltado à administração da vacina e à padronização dos fluxos assistenciais. O cronograma local de vacinação será divulgado assim que o município receber a vacina.
Para a enfermeira responsável pela imunização no município, a formação “foi de suma importância para iniciar o processo de preparação da rede para a aplicação da vacina contra o VSR”. Segundo ela, a participação dos enfermeiros convidados fortalece a integração entre os serviços e contribui para maior abrangência e qualidade na vacinação de gestantes.
META DE 80% – A vacina foi incorporada pelo Ministério da Saúde ao Calendário Nacional de Vacinação e está destinada, neste primeiro momento, exclusivamente às gestantes. O imunizante começou a ser distribuído nesta semana e deve chegar aos municípios nos próximos dias ao longo de dezembro. O Brasil adquiriu 1,8 milhão de doses para o próximo ano, com um primeiro lote de cerca de 673 mil doses destinado aos estados.
A vacinação será imediata, a partir do recebimento das doses pelos estados e municípios brasileiros, com expectativa de ser realizada durante todo o mês de dezembro. O investimento é de R$ 1,17 bilhão.
Com a incorporação ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, o imunizante será aplicado a partir da 28ª semana de gestação, com foco na proteção dos bebês menores de 6 meses. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo. Além das doses previstas para este ano, o Ministério prevê a compra de mais 4,2 milhões até 2027.
Por: Secom Cubatão/AA
Foto: Freepik
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



