Cúpula dos Povos debate saúde dos atingidos por barragens e crise climática-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

17/11/2025

Victória Holzbach, do MAB, na AFN

Nesta sexta-feira (14/11), a Cúpula dos Povos, evento paralelo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém (PA), sediou o seminário Atingidos e Atingidas na luta popular por saúde e territórios seguros e saudáveis, com a presença de atingidos de vários países e participação da Fiocruz. Há oito anos, a parceria histórica do MAB com a Fiocruz permite que se olhe de forma mais atenta para a saúde dos atingidos por barragens e pela crise climática em todo o Brasil. Isso possibilita construir em cada território um diagnóstico de saúde da população atingida, buscando formas de incidir na construção de políticas públicas e de garantias de cuidado com a sua vida e realidade.

Durante o encontro, o representante da coordenação nacional do MAB, Leonardo Maggi, abriu o evento pontuando a urgência de se avançar na construção de políticas a favor dos atingidos e ressaltou que este é o momento propício para discutir direitos sobre a nossa saúde dos atingidos e sobre a reparação que estamos esperando, ressaltou.

Leonardo também alertou sobre a propagação de energias vistas como ecológicas, e citou o aumento das placas solares nos territórios. “Querem aumentar em 15 vezes a quantidade de placas solares no mundo. Isso também vai produzir novos atingidos”, pontuou.

Geoffrey Kamese Nansove falou sobre a saúde em Uganda e de como as barragens afetam diretamente a saúde da população, lembrando que as pessoas morrem na construção ou sofrem acidentes graves, como mutilação.

O seminário apresentou algumas parcerias construídas para somar forças no cuidado da saúde da população atingida por barragens e por mudanças climáticas. Cleidiane Barreto, da coordenação do MAB na Bahia, explicou que um deles, em parceria com a Fiocruz, é específico para as mulheres. “Estamos em um sistema que luta contra o capitalismo e o patriarcado, e vivemos uma opressão que pesa muito mais contra as mulheres”, disse ela.

Outra iniciativa importante é viabilizada também pela parceria com a Fiocruz em conjunto com o Ministério da Saúde, com o objetivo de traçar um diagnóstico participativo, com escutas ativas, para mapear os desafios locais de saúde pós-desastres em cinco territórios do Brasil: Cametá (PA), Canoas (RS), São Sebastião (SP), Jequié (BA) e Fortaleza (CE).

A segunda etapa do projeto quer promover e apoiar ações de vigilância popular em saúde, preparando as populações de cada território para identificar, monitorar, comunicar e registrar quaisquer problemas de saúde na população, especialmente aqueles causados pela construção de barragens ou por eventos climáticos.

Durante o seminário, Guilherme Franco Netto, coordenador de Saúde e Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), falou aos atingidos sobre a importância da relação da instituição com o MAB, pontuando que essa parceria permite uma “escuta cuidadosa e atenta sobre os principais problemas dos atingidos”. Isso possibilita, segundo ele, que seja possível uma incidência mais eficaz em cada território. “Os atingidos têm uma leitura singular do que é saúde e é fundamental que sejam escutados”, disse.

Em relação aos desafios que o MAB tem pela frente, Guilherme ressaltou que teme pelo aumento dos atingidos, “porque a tendência é que haja cada vez mais atingidos em todo o Brasil e o mundo, especialmente considerando as mudanças climáticas e que esse processo vai exigir sempre atenção e muita organização do MAB e de seus parceiros”.

O Ministério da Saúde também participou do seminário, com a presença de Cristiane Pereira dos Santos, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade. “Consideramos o MAB um grande parceiro nosso, que trabalha conosco na política pública viva da saúde, que vem do território, do convívio, do olho no olho, a saúde que vem do povo”, iniciou Cristiane.

Ela seguiu afirmando que o testemunho dos atingidos sobre a realidade da sua saúde é “mais vivo, pulsante e importante do que aquilo que sai da academia ou mesmo dos gabinetes do governo”. Para Cristiane, só é possível construir uma política eficaz se as populações forem ouvidas em seus territórios e para isso, a parceria com o MAB é fundamental. “Queremos ampliar todos os projetos de vigilância popular em saúde, como estes do MAB”, declarou.

Imagem Seminário contou com a presença de atingidos de vários países e da Fiocruz (foto: Divulgação)


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário