Curso “O Cuidado no Caminho das Águas” forma profissionais em atenção psicossocial em situações de desastre em Campo Bom – CAMPO BOM-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

23/09/2025

Entre agosto e setembro, Campo Bom foi sede do curso de aperfeiçoamento em atenção psicossocial em situações de desastres “O Cuidado no Caminho das Águas”, iniciativa vinculada ao programa nacional desenvolvido pela Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde. O encerramento da formação aconteceu durante a última sexta-feira, (19).

Realizado na Câmara de Vereadores, o curso promoveu cinco encontros com profissionais de diferentes áreas intersetoriais, como assistência social, educação, saúde, habitação, segurança pública, defesa civil e representantes da sociedade civil. Ao longo das atividades, foi construído um plano de ação para situações de desastres socioambientais, contemplando etapas como o diagnóstico situacional, a atenção à saúde mental, a definição de princípios orientadores, referências e diretrizes, além de medidas imediatas e de curto, médio e longo prazo. O documento também estabelece responsabilidades específicas para cada setor, garantindo organização e efetividade na resposta a possíveis adversidades.

O objetivo da formação foi desenvolver ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde mental após a vivência de desastres socioambientais, como as enchentes de 2024, contemplando temas como: cuidado e apoio a trabalhadores, gestores e usuários atingidos; formação de multiplicadores em atenção psicossocial em desastres; desenvolvimento de novas tecnologias de cuidado diante das mudanças climáticas e da justiça ambiental; construção de comunidades de práticas intersetoriais.

O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi, destacou a relevância da ação: “Precisamos estar preparados para lidar com as adversidades que, infelizmente, tendem a se repetir com mais frequência diante das mudanças climáticas. Capacitar nossas equipes significa garantir respostas rápidas, qualificadas e humanas para cuidar da nossa população em momentos de crise.”

Com a conclusão da formação, Campo Bom passa a integrar a rede de municípios gaúchos com equipes mais preparadas para enfrentar os impactos socioambientais, promovendo acolhimento e cuidado às pessoas mais afetadas.


Source link

Please follow and like us:

Deixe um comentário