O ano de 2026 começa com novas perspectivas e possibilidades para o Observatório de Clima e Saúde. Com a chegada de um novo servidor, batizado de Curupira – figura do folclore brasileiro que atua como guardião das florestas -, os sistemas do Observatório passam a contar com mais agilidade, segurança e capacidade de processamento. Diante da ampliação das ações internacionais e do desenvolvimento de novas ferramentas nacionais, foi necessário investir em uma infraestrutura tecnológica mais robusta.
“Estamos atuando cada vez com mais dados, não só do Brasil, mas também internacionais, como os de Moçambique, Chile e Argentina. Precisávamos ter uma grande capacidade de memória e processamento para trabalhar de forma simultânea com esses dados, com arquivos que individualmente podem chegar a um giga de tamanho, e precisam ser relacionados por meio de operações matemáticas”, conta Christovam Barcellos, integrante da coordenação do Observatório de Clima e Saúde.
O mesmo acontece para dados de saúde. Para calcular uma taxa de incidência, apesar de parecer um procedimento simples, são processados milhões de registros de casos agregados a partir de recortes territoriais, temporais e demográficos. Com o novo equipamento, o Observatório poderá manter esses códigos de processamento e as tabelas resultantes dos cálculos acessíveis e seguros.
O novo servidor, já instalado e em funcionamento, fortalece a capacidade técnica e científica do Observatório ao ampliar sua infraestrutura de processamento, armazenamento e análise de dados. Isso permite lidar com volumes maiores de informações climáticas, ambientais e de saúde, além de integrar diferentes bases de dados e metodologias analíticas.
“Na prática, o Observatório passa a operar com maior capacidade tecnológica, reduzindo gargalos computacionais e aumentando sua capacidade de produzir análises qualificadas, indicadores e sistemas de apoio à decisão voltados à saúde pública”, explica o pesquisador Raphael Saldanha.
Com alto poder de processamento, o Curupira deve atender a duas demandas estratégicas: funcionar como ambiente de desenvolvimento de sistemas e garantir o backup seguro de dados e aplicações. Esses avanços têm reflexos diretos na atuação do Observatório, especialmente no apoio à tomada de decisões em saúde pública, em contextos que exigem respostas rápidas, como eventos climáticos extremos.
“Para identificar uma anomalia de calor, por exemplo, a gente compara uma série de imagens – cada uma delas extremamente pesada – para realizar cálculos de diferença e, assim, identificar o que seria uma anomalia, como uma onda de calor”, exemplifica Christovam.
O equipamento possibilita os testes e o aperfeiçoamento dos novos sistemas desenvolvidos no Observatório, antes de sua transferência para a Sala Cofre da Fiocruz. Por não ter acesso externo direto, o novo servidor também reforça a segurança da informação, reduzindo riscos de falhas, perdas de dados ou ataques cibernéticos.
O investimento foi viabilizado por meio de parcerias institucionais, com financiamento da Rede Pasteur para a aquisição do servidor e apoio do CNPq para bolsas de profissionais de tecnologia da informação.
Aquisição amplia ação internacional
A conquista do servidor também reforça o papel do Observatório de Clima e Saúde como referência internacional. O Curupira servirá para apoiar a criação e o fortalecimento de observatórios em diferentes países, como Chile, Argentina, Moçambique e, em breve, Marrocos. A iniciativa faz parte do Projeto Acelerador dos Observatórios de Clima e Saúde, promovido pela Rede Pasteur, no qual o Observatório brasileiro atua como base tecnológica para o desenvolvimento e a adaptação de sistemas em colaboração com equipes locais.
Com a aquisição, o Observatório amplia sua capacidade de atuação e inicia o ano de 2026 preparado para enfrentar os desafios climáticos e seus impactos sobre a saúde brasileira, bem como para colaborar com outros países.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



