Editora Roncarati – Notícias Anvisa, em 24.11.2025-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

24/11/2025


Imprimir


PDF

Voltar

Desenvolvimento pioneiro no Brasil é destinado a crianças com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1, a forma mais grave da doença.

A Anvisa autorizou o início dos estudos clínicos com um produto de terapia avançada, do tipo terapia gênica, desenvolvido pela empresa norte-americana Gemma Biotherapeutics, Inc. (GEMMABio), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O produto utiliza tecnologia de entrega de genes terapêuticos por meio de vetores virais e, caso sua eficácia e segurança sejam demonstradas nas etapas de desenvolvimento, poderá futuramente ser utilizado no tratamento da atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1, a forma mais grave da doença.

A Fiocruz participa diretamente do desenvolvimento clínico do produto e firmou um acordo de transferência de tecnologia, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), para que, se for registrado, o medicamento possa ser produzido no Brasil após seu registro na Anvisa, contribuindo para a autonomia nacional no campo das terapias gênicas.

O estudo clínico autorizado é de fase 1/2 (fase inicial), ou seja, o foco é a avaliação da segurança e tolerabilidade (fase 1) e dos primeiros sinais de eficácia (fase 2). Nessa fase, a pesquisa será conduzida ao menos em três centros clínicos do país, dentre eles o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Após a conclusão das fases de desenvolvimento clínico, com a devida demonstração de segurança, eficácia e qualidade, poderá ser solicitado à Agência o registro do medicamento.

A Anvisa vem realizando acompanhamento regulatório contínuo junto à Fiocruz e à GEMMABio, representados pela empresa Intrials Pesquisa Clínica Ltda., de forma a garantir que todas as etapas de avaliação regulatória avancem com rigor técnico, segurança e agilidade.

A iniciativa integra o esforço governamental para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) e o impulsionamento da produção nacional de terapias avançadas, que têm sido desenvolvidas especialmente para o tratamento de doenças graves e muitas vezes sem alternativa terapêutica disponível.

AME

A atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1 é uma doença genética rara, causada por alterações no gene SMN1, responsável por produzir uma proteína essencial para o funcionamento dos neurônios relacionados ao movimento.

A ausência ou deficiência dessa proteína provoca a perda progressiva da força muscular e pode comprometer significativamente a sobrevivência das crianças nos primeiros anos de vida.


Turma conta com 101 pessoas, que terão 160 horas de atividades até dezembro.

93bab7db adef 42e4 a710 8cf379c1a066 Editora Roncarati - Notícias Anvisa, em 24.11.2025-radardasaude

Diretores da Anvisa na abertura do curso de formação.

A Anvisa deu início, nesta segunda-feira (24/11), ao curso de formação dos aprovados no concurso público, etapa final para ingresso no quadro de especialistas em regulação e vigilância sanitária. As atividades estão sendo realizadas na Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília, e seguem até 19 de dezembro, totalizando 160 horas de formação. A prova final está prevista para 21 de dezembro.

Ao todo, 101 candidatos estão matriculados nesta fase. O curso reúne conteúdos essenciais para atuação nas áreas estratégicas da Agência, incluindo regulação sanitária, análise técnica, vigilância e gestão pública. A formação representa um passo importante no processo de reforço da força de trabalho da Anvisa, contribuindo para acelerar análises, modernizar fluxos e fortalecer a capacidade regulatória do país.


Diretor-presidente destaca resultados em análises, investimento em tecnologia e ampliação da força de trabalho.

Durante uma reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis) nesta segunda-feira (24/11), em São Paulo, a Anvisa apresentou um balanço das ações do seu Plano de Fortalecimento e Modernização, voltado à redução de filas e ao aprimoramento dos tempos de análise. O diretor-presidente, Leandro Safatle, destacou que os avanços já refletem em melhorias concretas em diferentes áreas.

Entre os resultados apresentados, estão:

  • Dispositivos médicos: implementação de força-tarefa que resultou em redução de 40% no passivo de pós-registro e início da análise otimizada por categorias.
  • Medicamentos sintéticos: implementação de medidas (agrupamento por categorias, análise por reliance, edital de desistência, entre outros) que devem levar, em 2025, ao registro do maior número de aprovações desde 2019.
  • Radiofármacos: força-tarefa zerou a fila e a previsão é manter o fluxo normalizado já no primeiro trimestre de 2026.
  • Biológicos: redução do tempo médio de análise de 22 meses para 9 meses e redução do passivo de registros em mais de 18%.
  • Pesquisa clínica: eliminação de um quarto da fila por meio do reliance e redução de 44% no tempo de análise. Também foi criado o Comitê de Acompanhamento Regulatório de Inovação em Saúde, que inicia com três projetos prioritários: polilaminina, Wolbachia e endoprótese vascular.
  • Inspeções: matriz de risco sanitário, que reduziu o passivo de 309 para 149 petições, representando uma queda de 52%.

Leandro Safatle também anunciou um investimento de R$ 25 milhões em Inteligência Artificial, ampliando a capacidade de automação da Agência, e a formação de 102 novos especialistas em regulação e vigilância sanitária, maior reforço de pessoal desde 2014.

Com essas ações, a Anvisa projeta uma redução das filas pela metade em seis meses e a normalização dos fluxos em um ano. O diretor-presidente também destacou novas iniciativas de monitoramento, como a Sala de Situação da Agência e o Comitê de Monitoramento do Plano de Ação, que garantirão transparência e acompanhamento contínuo dos resultados.


Nova função será implementada no próximo dia 1º de dezembro.

A partir da próxima segunda-feira (1º/12), o sistema Solicita permitirá o peticionamento de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) para gases medicinais, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 887/2024. A norma exige que essa classe seja registrada separadamente da categoria de medicamentos e o sistema passará a oferecer uma opção específica para isso.

Prazos e funcionamento do sistema

  • Entre os próximos dias 25 e 28/11 (terça a sexta-feira), o sistema passará por adequações para permitir o novo peticionamento.
  • Durante esse período, as empresas poderão continuar a peticionar normalmente.
  • O peticionamento para gases medicinais estará disponível a partir de 1º/12/2025.

Quando a AFE passa a ser obrigatória?

A obrigatoriedade de AFE para importar, exportar, distribuir, armazenar, transportar e dispensar gases medicinais começa em 12 de julho de 2026, data de vigência da RDC 887/2024.

Atividade de dispensação de gases medicinais

A dispensação de gases medicinais está vinculada à AFE de farmácia. Essa atividade deve ser incluída no pedido de concessão (para novas empresas) ou solicitada via ampliação de atividades (caso a empresa já possua AFE de farmácia ativa).

Atividades de importar, exportar, distribuir, armazenar, transportar gases medicinais

  • Empresas que já possuem AFE de medicamentos devem solicitar ampliação de classe ou ampliação de atividade para incluir gases medicinais. O peticionamento dependerá do tipo de alteração desejada na AFE.
  • Empresas que ainda não possuem AFE de medicamentos devem solicitar a concessão de AFE na categoria de medicamentos.

Códigos de peticionamento

As tabelas de concessão e ampliação continuam com os códigos informados originalmente.

Veja abaixo a tabela com os códigos de assunto:

Concessão:












Código de assunto

Descrição do assunto

702

AFE – CONCESSÃO – MEDICAMENTOS E INSUMOS FARMACÊUTICOS – DISTRIBUIR (SOMENTE MATRIZ)

701

AFE – CONCESSÃO – MEDICAMENTOS E INSUMOS FARMACÊUTICOS – TRANSPORTAR (SOMENTE MATRIZ)

7216

AFE – CONCESSÃO – MEDICAMENTOS E INSUMOS FARMACÊUTICOS – ARMAZENAR (SOMENTE MATRIZ)

7087

AFE – CONCESSÃO – MEDICAMENTOS E INSUMOS FARMACÊUTICOS – EXPORTAR (SOMENTE MATRIZ)

703

AFE – CONCESSÃO – MEDICAMENTOS E INSUMOS FARMACÊUTICOS – IMPORTAR (SOMENTE MATRIZ)

70189

AFE – CONCESSÃO – MEDICAMENTOS – FABRICAR GASES MEDICINAIS (SOMENTE MATRIZ)

70196

AFE – CONCESSÃO – MEDICAMENTOS – ENVASAR GASES MEDICINAIS (SOMENTE MATRIZ)

733

AFE – CONCESSÃO – FARMÁCIAS E DROGARIAS

Ampliação:







Código de assunto

Descrição do assunto

70792

AFE – ALTERAÇÃO – MEDICAMENTOS E/OU INSUMOS FARMACÊUTICOS – AMPLIAÇÃO DE ATIVIDADES

70795

AFE – ALTERAÇÃO – MEDICAMENTOS E/OU INSUMOS FARMACÊUTICOS – AMPLIAÇÃO DE CLASSES

7111

AFE – ALTERAÇÃO – FARMÁCIAS E DROGARIAS – AMPLIAÇÃO DE ATIVIDADES

Fonte: Anvisa, em 24.11.2025.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário