Editora Roncarati – Notícias Instituto Ética Saúde, em 27.10.2025-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

28/10/2025


Imprimir


PDF

Voltar

Nesta terça-feira, 21 de outubro de 2025, foi realizada mais uma edição do Fórum Qualidade, Segurança e Acreditação, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Instituto Ética Saúde (IES), com apoio do Ensino Agir.

Com o tema “Comunicação efetiva e eventos adversos: melhoria contínua”, o evento foi transmitido ao vivo via Zoom, reunindo profissionais das unidades de saúde administradas por Organizações Sociais associadas ao Ibross em todo o país.

A abertura institucional foi conduzida pelo Dr. Sérgio Daher, presidente do Ibross, que destacou a importância de espaços como o fórum para o fortalecimento de uma cultura de qualidade, segurança e comunicação nos serviços de saúde.

A palestra principal ficou a cargo de Vivianne Schaun, Coordenadora da Qualidade e do Núcleo de Atendimento ao Cliente do Hospital Santa Izabel – Santa Casa da Bahia, que compartilhou estratégias práticas e experiências reais sobre como a comunicação organizacional impacta diretamente na prevenção de eventos adversos e no engajamento de equipes em ciclos de melhoria contínua.

O encontro integra uma série de fóruns promovidos ao longo de 2025 com o objetivo de fomentar boas práticas e alinhar gestores e profissionais aos padrões de excelência.


68ffb54dc3f71 Editora Roncarati - Notícias Instituto Ética Saúde, em 27.10.2025-radardasaudeO Instituto Ética Saúde (IES) e o Instituto Coalizão Saúde (ICOS) assinaram publicamente um Acordo de Cooperação Técnica, em Brasília, no dia 21 de outubro, durante jantar promovido pelo ICOS. O evento foi parte das atividades do Fórum Político Permanente da Saúde, criado em 2022 como um espaço de diálogo estruturado, onde especialistas, autoridades e representantes do setor e da sociedade se reúnem para debater temas relevantes, propor soluções e trocar experiências para a melhoria da saúde no país.

Estavam presentes autoridades e representantes das principais entidades da cadeia de valor da saúde, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; a secretária de Ciência ,Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Fernanda De Negri; a secretária de Saúde Digital, Ana Estela Haddad; o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda; o senador Eduardo Gomes (PL/TO); a deputada federal Adriana Ventura (Novo/SP); e o deputado federal Ismael Alexandrino (PSD/GO); entre outras lideranças públicas e do setor privado.

O diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli, destacou que o Acordo reconhece o papel do IES como um case efetivo de autorregulação privada que funciona. “Este é um modelo capaz, inclusive, de contribuir no controle e fiscalização da administração pública. O Instituto vem observando, ao longo de sua trajetória, uma transformação significativa no setor da saúde. Essa parceria reforça essa evolução e chancela o Instituto dentro de sua expertise em ética, integridade, transparência, controle e fiscalização. O ICOS, por sua vez, atua de forma ampla em todo o setor da saúde. São instituições coirmãs que se complementam em suas áreas de especialização”.

O Acordo de Cooperação Técnica tem como objetivo amadurecer e fomentar o processo de autorregulação privada, servindo também como subsídio para o aprimoramento das legislações estatais. Entre as ações previstas estão: adesão e desenvolvimento da autorregulação privada; enfrentamento da corrupção e de práticas ilícitas de entidades representativas e empresas privadas; ações conjuntas de educação, eventos, formação de grupos de trabalho e realização de campanhas; contribuições em audiências públicas, propostas legislativas e regulatórias; e o compartilhamento de documentos institucionais que possam servir como diretrizes para a multiplicação e estruturação do fomento à ética e integridade.

Temas como interoperabilidade, regulamentação da inteligência artificial e os avanços e próximos passos da nova Lei de Pesquisa Clínica no Brasil, recentemente sancionada, também estiveram em pauta.

Fonte: Instituto Ética Saúde, em 27.10.2025.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário