Especialistas em câncer cervical: qual médico consultar?-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

16/09/2025

Os médicos especialistas e diagnosticar e tratar o câncer cervical, conforme a ordem de prioridade, são:

1. Ginecologista oncologista

O ginecologista oncologista é o especialista mais indicado para diagnosticar e tratar o câncer cervical.

Este médico indica os exames necessários, como a colposcopia e a biópsia, e define o tratamento mais adequado, que pode incluir a cirurgia, a quimioterapia ou a radioterapia.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Outras condições que também podem ser tratadas pelo ginecologista oncologista incluem:

O ginecologista oncologista também pode acompanhar outras alterações que afetam a saúde reprodutiva feminina, especialmente quando existe suspeita de doença grave.

2. Ginecologista

O ginecologista é especialista responsável por cuidar da saúde íntima da mulher. Este profissional pode identificar alterações no colo do útero durante exames de rotina e encaminhar a mulher para investigação mais detalhada quando existe suspeita de câncer cervical.

Esse especialista também pode tratar lesões precursoras do câncer cervical, também conhecido como câncer de colo de útero, como HPV e displasias cervicais, evitando o desenvolvimento do câncer.

3. Oncologista clínico

O oncologista clínico atua no tratamento de pessoas com câncer em geral, sendo fundamental em situações em que o câncer cervical já está confirmado.

Esse especialista avalia a necessidade de terapias, como quimioterapia, terapia-alvo ou imunoterapia, acompanhando a evolução da doença e a resposta da pessoa ao tratamento.

4. Clínico geral

O clínico geral pode ser o primeiro profissional a identificar sinais e sintomas sugestivos de câncer cervical na mulher.

Embora não seja o responsável pelo tratamento direto, o clínico geral tem um papel importante em orientar, investigar causas iniciais e encaminhar a mulher para o ginecologista.

Quando marcar consulta

É recomendado consultar o especialista em câncer cervical sempre que surgirem sintomas como:

  • Sangramento vaginal fora do período menstrual;
  • Dor ou sangramento durante a relação sexual;
  • Corrimento vaginal escuro ou com mau cheiro;
  • Dor abdominal ou pélvica, que pode piorar ao urinar ou evacuar;
  • Sensação de pressão na parte inferior da barriga.

O diagnóstico do câncer cervical é feito através do toque vaginal, avaliação da história familiar e de saúde da pessoa e por meio de exames como papanicolau, colposcopia e biópsia. Entenda melhor como diagnosticar o câncer cervical.

O tratamento do câncer de colo de útero pode envolver cirurgia para retirar a lesão, quimioterapia e/ou radioterapia, conforme o estágio da doença e o estado geral de saúde da pessoa.

Please follow and like us:

Deixe um comentário