A pancreatite pode se apresentar como uma situação grave ou uma emergência médica. Por isso, na presença de dor abdominal intensa, vômitos persistentes, febre, sudorese fria, confusão mental, diminuição da urina, é fundamental procurar imediatamente o hospital mais próximo para avaliação e início do tratamento adequado.
Os médicos especialistas no diagnóstico e tratamento da pancreatite, conforme a ordem de prioridade, são:
1. Gastroenterologista
O gastroenterologista é o principal especialista no diagnóstico e tratamento da pancreatite. Este médico avalia os sintomas, solicita exames de sangue e de imagem, e orienta o tratamento desta condição.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
Outras condições tratadas pelo gastroenterologista incluem:
- Gastrite;
- Úlceras do estômago;
- Refluxo gastroesofágico;
- Hepatites;
- Pedra na vesícula;
- Síndrome do intestino irritável;
- Doença inflamatória intestinal;
- Hemorragia digestiva.
O gastroenterologista também pode atuar no diagnóstico de problemas do esôfago, intestino e fígado, realizando exames específicos e orientando o tratamento adequado em diferentes condições clínicas.
2. Clínico geral
O clínico geral pode ser o primeiro especialista a ser consultado quando surgem os sintomas sugestivos de pancreatite.
Este especialista realiza a avaliação inicial, solicita exames e, quando necessário, encaminha a pessoa para o gastroenterologista para confirmação do diagnóstico e seguimento do tratamento.
3. Pediatra
Quando a pancreatite ocorre em crianças e adolescentes, o pediatra é especialista responsável pelo diagnóstico inicial e pelo acompanhamento.
O pediatra avalia os sintomas, solicita exames e, se necessário, encaminha a criança ou adolescente para o gastroenterologista pediátrico ou outro especialista.
4. Cirurgião digestivo
Quando a pancreatite apresenta complicações, como necrose pancreática, pseudocistos ou obstruções, o cirurgião do aparelho digestivo pode intervir, realizando procedimentos cirúrgicos, como a retirada de tecido comprometido ou a remoção da vesícula biliar.
Quando marcar consulta
É recomendado marcar consulta com o especialista em pancreatite sempre que houverem sinais e sintomas como:
- Dor intensa na parte superior do abdome, que pode irradiar para as costas e que piora com o passar do tempo e após as refeições;
- Náuseas e vômitos persistentes;
- Febre;
- Pele ou olhos amarelados;
- Fezes amareladas ou esbranquiçadas;
- Abdome inchado e sensível ao toque;
- Aumento dos batimentos cardíacos.
O diagnóstico da pancreatite é feito por meio da análise dos sintomas, exame físico e exames complementares, como dosagem de enzimas pancreáticas no sangue, ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
O tratamento desta condição varia de acordo com o tipo e gravidade, e pode incluir jejum temporário para repouso do pâncreas, hidratação com soro na veia, uso de medicamentos e cirurgia.