Evento debate emergências climáticas e protagonismo dos movimentos sociais, destaca Agência Fiocruz de Notícias-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

25/10/2025

 

cooperacao m Evento debate emergências climáticas e protagonismo dos movimentos sociais, destaca Agência Fiocruz de Notícias-radardasaude

As emergências climáticas já não são uma ameaça distante, elas estão transformando o presente e impactando profundamente a saúde e as condições de vida das populações. Secas, enchentes e ondas de calor extremo têm revelado, de forma cada vez mais evidente, que a crise ambiental é também uma crise social e sanitária, que exige respostas urgentes, solidárias e democráticas.

É diante desse cenário que o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde (MapaMovSaúde) e a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz promovem, nos dias 30 e 31 de outubro, os Encontros Ciência, Saúde e Participação Popular, no Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA).

O evento reunirá pesquisadores, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e militantes de movimentos sociais para discutir um dos temas mais urgentes do nosso tempo: os impactos das emergências climáticas sobre a saúde e o bem-estar da população.

Em meio à intensificação dos desastres ambientais e à desigualdade social crescente, o encontro propõe refletir sobre como o SUS, o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira e demais movimentos sociais podem responder aos desafios que ameaçam a vida em seu sentido mais amplo.

“O colapso climático não é uma possibilidade futura, ele já está em curso. Diante dessa realidade, torna-se urgente que nos reunamos para pensar coletivamente os caminhos da luta por uma vida digna, especialmente frente ao avanço das políticas neoliberais que aprofundam desigualdades e ameaçam direitos”, destaca o presidente do Cebes, Carlos Fidelis.

Protagonismo dos movimentos sociais e articulação com a ciência

Para o enfrentamento a esses males, a autonomia dos movimentos sociais se faz fundamental, bem como a capacidade de diálogo de lideranças dos territórios com a comunidade científica comprometida com a justiça social. Promover esses dois pilares – autonomia e diálogo – são os objetivos do evento, aproximando e articulando organizações para o debate das questões mais candentes dos movimentos sociais e das lutas por justiça climática e ambiental e pela democracia.

“O movimento social, especialmente o da saúde, é muito expressivo e enraizado na sociedade brasileira, e nada mais importante conhecer quem somos, onde estamos e o que estamos fazendo”, explica a coordenadora do MapaMovSaúde, Lucia Souto. “Em Salvador, vamos realizar conjuntamente essa primeira edição dos Encontros Ciência, Saúde e Participação Popular, que reunirá debates junto a uma oficina territorial com os movimentos sociais da Bahia, para potencializar e estimular essa exuberante presença e atuação e ampliar nossa vocalização por uma democracia participativa na internet, uma arena cada vez mais estratégica”.

“Na Cooperação Social, utilizamos a metodologia do Modo de Agir em Cooperação Social a partir da Fiocruz, uma instituição de excelência em pesquisa, ensino e produção de ciência. Afirmamos que é possível conduzir iniciativas que dialogam diretamente com movimentos sociais e com o território, numa perspectiva  de construção compartilhada do conhecimento promovendo a valorização do conhecimento produzido nesses territórios e coletivos”, destaca o coordenador da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, Leonídio Santos. “A partir dessa metodologia, conseguimos aproximar esses dois mundos que, aparentemente, são tão distantes. Alinhamos e articulamos o conhecimento sistematizado e historicamente construído pela humanidade com o conhecimento das camadas populares e dos territórios periféricos. Para a Cooperação Social, isso é fazer ciência cidadã e dialoga diretamente com o desenvolvimento de iniciativas no campo da tecnologia social em saúde”.

O evento será realizado no Auditório ISC/UFBA e conta com o apoio da Escola de Enfermagem da UFBA e do Conselho Nacional de Saúde (CNS). “Esta iniciativa vem para ampliar a facilitar a interseccionalidade entre as entidades do território nacional, entre essas entidades, as representadas no CNS”, reforça a conselheira nacional de saúde, Heliana Emetério. “Para nós, conselheiros nacionais de saúde, será uma atividade de extrema importância”.

Confira a programação completa no Portal Fiocruz


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário