A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizou nesta segunda-feira (3) – em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – o evento de lançamento da quarta temporada da série documental Parques do Brasil, da TV Brasil, e do podcast inédito “S.O.S! Terra Chamando!”, produzido pela Rádio MEC. A cerimônia, que reuniu representantes das três instituições, aconteceu no Auditório do Museu da Vida Fiocruz, no Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro.
O encontro reforçou a parceria entre as três entidades na promoção da ciência, da cultura e da preservação ambiental. A mesa de abertura contou com a participação da gerente executiva de Conteúdo da Diretoria de Conteúdo e Programação da EBC, Maria Augusta Ramos, do diretor da COC, Marcos José de Araújo Pinheiro, e do coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 e ex- presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.
Em seguida, houve apresentação do podcast e exibição do episódio de estreia da nova temporada da série, que trata sobre o Parque Nacional da Amazônia. Também foi realizada uma mesa com os profissionais envolvidos diretamente na produção dos dois programas, mediada pela vice-diretora de pesquisa e educação e pesquisadora da COC, Dominichi Sá.
A diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antonia Pellegrino, destaca que Parques do Brasil é um programa icônico da emissora pública. “Trata-se de um conteúdo que eleva a audiência e realiza a missão da EBC: fomentar o senso crítico da população. Além disso, Parques do Brasil nos coloca, como TV pública, em diálogo com outras TVs públicas do mundo; todas têm faixas de programação orientadas para a exibição de conteúdo sobre natureza e meio ambiente”, comenta.
Pellegrino avalia ainda que a estreia da atração no mês da COP30 mostra a força da parceria entre EBC e Fiocruz, responsáveis pela produção da série e também do podcast original “S.O.S! Terra Chamando!”, que aborda de modo lúdico e informativo o debate científico sobre o aquecimento global. “São duas produções que marcam a contribuição da EBC e da Fiocruz ao debate público mais urgente do nosso tempo”, conclui.
“Estamos muito felizes em celebrar a estreia da nova temporada de Parques do Brasil na TV Brasil durante a COP30. Nesse momento em que os olhos do mundo se voltam para o Brasil e sua biodiversidade, é fundamental que a gente construa um olhar brasileiro, com relevância e excelência técnica e artística. A nova temporada do programa é esse olhar contribuindo para um debate sobre o meio ambiente”, diz Maria Augusta Ramos.
Para o gerente executivo de Rádio da EBC, Thiago Regotto, que também participou do evento, a cerimônia reforçou o compromisso das instituições parceiras com a coprodução de conteúdos de ciência e meio ambiente. “Temos como diferencial a partir desse ano as produções para rádio, explorando sempre as temáticas da ciência e do meio ambiente. O acordo entre a EBC, Fiocruz e ICMBio previa apenas televisão, mas agora inclui atrações radiofônicas também”, celebra Regotto.
Parques do Brasil
A TV Brasil estreia a quarta temporada do seriado Parques do Brasil no domingo, dia 9 de novembro, às 19h, abrindo uma sequência de edições inéditas da produção documental com um episódio sobre o Parque Nacional da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. A escolha do episódio de estreia é simbólica, uma vez que ele vai ao ar na véspera do início da COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começa dia 10 de novembro, em Belém, e que tem a EBC como emissora anfitriã.
O Parque Nacional da Amazônia foi a primeira de uma série de unidades de conservação criadas após a construção da Rodovia Transamazônica nos anos 1970 e está localizado na divisa entre os estados do Amazonas e do Pará. Além da exuberante flora e fauna, o espaço guarda vestígios de povos originários e protege árvores gigantes como a sumaúma e a castanheira-do-pará.
Com seis programas semanais de 26 minutos, a série original da emissora apresenta um diário de expedição que passa ainda pelo Parque Nacional de Abrolhos (BA); Chapada dos Veadeiros (GO); Fernando de Noronha (PE); Lençois Maranhenses (MA) e pelas Cavernas do Peruaçu (MG). Cada episódio revela imagens exuberantes para destacar as espécies da fauna e a flora típicas dos biomas brasileiros. A obra tem trilha sonora original de Flavia Tygel e ficará disponível no app TV Brasil Play.
A atração percorre espaços reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) para áreas de excepcional diversidade biológica e paisagística. Lançado em 2018, Parques do Brasil é resultado de uma parceria institucional da EBC, que gere a TV Brasil, com a Casa de Oswaldo Cruz e o ICMBio.
S.O.S! Terra Chamando!
Além da mais nova temporada de Parques do Brasil, a parceria entre a EBC e a Fiocruz também resultou no podcast original “S.O.S! Terra Chamando!”. O conteúdo será veiculado pela Rádio MEC e Rádio Nacional e estreia nas ondas das emissoras públicas nos dias 3 e 4 de novembro, às 22h30 e às 23h, respectivamente. Os programas ficarão disponíveis também nas plataformas digitais.
S.O.S! Terra Chamando! é um chamado urgente para repensarmos a relação da humanidade com o planeta. A produção propõe uma conversa franca e embasada na ciência sobre os impactos da ação humana no meio ambiente e os caminhos possíveis para mitigar danos. Com linguagem acessível e tom envolvente, o podcast combina dados científicos, histórias e reflexões para despertar a consciência ambiental.
Serão 13 episódios semanais, veiculados às segundas-feiras, às 22h30, na Rádio MEC, e às terças, às 23h, na Rádio Nacional. A cada quarta-feira, os conteúdos ficarão disponíveis no site da EBC, no Spotify e no YouTube, acompanhados de materiais complementares. A estratégia inclui ainda distribuição pelas mais de 160 emissoras de rádio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Serviço
Estreia podcast “S.O.S! Terra Chamando!” – segunda-feira, dia 03/11, às 22h30, na Rádio MEC
Estreia podcast “S.O.S! Terra Chamando!” – terça-feira, dia 04/11, às 22h30, na Rádio Nacional
Estreia nova temporada série Parques do Brasil – domingo, dia 09/11, às 19h, na TV Brasil
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Threads: https://www.threads.com/@radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
WhatsApp Nacional
– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
– Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



