O Ministério da Saúde inaugurou, no último dia 20, a exposição “SUS 35 anos: Universalidade, Equidade, Integralidade”, que celebra as três décadas e meia do Sistema Único de Saúde (SUS). A mostra está exibida no Espaço Cultural Dona Ivone Lara, no anexo do Bloco G da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
Por meio da linguagem popular do cordel e da xilogravura, a exposição busca aproximar o público da história e dos valores do SUS, reforçando seu papel como um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, além de patrimônio coletivo da sociedade brasileira. Para isso, profissionais da saúde que também são poetas e cordelistas foram convidados a assinar versos inéditos inspirados nos princípios que estruturam o sistema: universalidade, equidade e integralidade.
Em uma narrativa que alia arte, cultura e memória, os cordéis de Elias José da Silva, Cristine Nobre Leite e Anne Karolynne se entrelaçam a imagens históricas, marcos legais, políticas públicas e registros da diversidade que marcam o legado do sistema.
Segundo o produtor do Centro Cultural do Ministério da Saúde, Thiago Grisolia, a escolha pela literatura de cordel reflete a essência popular e participativa do sistema. “A gente escolheu resgatar essa história por meio de uma expressão artística popular brasileira, entendendo que o SUS é um tema de saúde pública, com foco muito grande na população e um caráter de construção social muito significativo”, explica.
Entre os destaques, também estão as fotografias de Radilson Carlos Gomes, servidor do Ministério da Saúde, que retratam a presença do SUS em diferentes regiões do País.
A exposição traz, ainda, uma linha do tempo com os principais avanços da saúde pública brasileira, além de políticas, programas e ações que transformaram e transformam a vida de milhões de pessoas. Já o módulo interativo Você usa o SUS revela de forma lúdica como o SUS está presente em diferentes momentos do dia a dia da população.
Para a coordenadora-geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Eva Patrícia Lopes, a exposição traduz de forma brilhante e sensível não apenas a história do SUS, mas seu alcance e importância. “Resgatar a memória do SUS é valorizar esse, que é o maior sistema de saúde do mundo, e pensarmos que SUS queremos no futuro”, ressalta.
Visitação
A exposição SUS 35 anos: Universalidade, Equidade e Integralidade está aberta à visitação. Para solicitar o agendamento, os interessados devem entrar em contato com o Centro Cultural do Ministério da Saúde, por meio do endereço ccms@saude.gov.br, informando dias e horários desejados. Em breve, também será aberto o calendário das visitas mediadas.
Ministério da Saúde
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

LEVOIT Purificadores de ar para casa grande com filtro lavável, monitor de qualidade do ar de 3 canais, Wi-Fi inteligente e filtro para animais de estimação, alergia, fumaça, poeira, controle Alexa,
Ver na Amazon
Magnésio Treonato Everlasting Nutrition – Suplemento de 300mg de Treonina + 600mg de Bisglicinato de Magnésio-radardasaude
Ver na Amazon
Roda Para Abdominal Treino Funcional Exercícios Fitness Treino Malhar Academia Calistenia
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado

