Fiocruz alerta para alta de síndrome respiratória grave em dez estados-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

12/09/2025

Por Kleber Karpov

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, em boletim divulgado nesta quinta-feira (11/Set), para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em dez estados, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O levantamento aponta que o rinovírus é o principal responsável pela alta em crianças e adolescentes, enquanto a covid-19 impulsiona as internações na população adulta e idosa, acendendo um alerta para a necessidade de reforçar medidas de prevenção.

O Boletim Infogripe mostra um cenário viral diversificado, com a única região sem tendência de crescimento sendo a Sul. A análise das últimas quatro semanas epidemiológicas revela a predominância do rinovírus, que raramente causava quadros graves antes da pandemia.

SRAG Boletim Infogrip Fiocruz alerta para alta de síndrome respiratória grave em dez estados-radardasaude
VSR=Vírus Sincicial Respiratório | Fonte: Boletim Infogripe/Fiocruz

 

Cenário por vírus

A covid-19 está diretamente associada ao aumento de SRAG em adultos e idosos no Pará, Maranhão, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Já o rinovírus é a principal causa de hospitalizações entre crianças e adolescentes em múltiplos estados.

Enquanto os casos de influenza e VSR diminuem na maior parte do país, há exceções pontuais que exigem atenção. “Os casos de SRAG por influenza A e VSR continuam diminuindo em todo o país, com exceção do Amazonas, onde ainda se observa um crescimento dos casos graves por VSR nas crianças pequenas. No Distrito Federal, há um aumento de SRAG associado à influenza A e a Covid-19 em jovens, adultos e idosos”, detalha o boletim da Fiocruz.

Prevenção e vacina

A pesquisadora e responsável pelo boletim, Tatiana Portella, reforça a necessidade de manter cuidados básicos, como o uso de máscaras em locais fechados ou unidades de saúde. “Caso crianças e adolescentes apresentem sintomas de gripe ou resfriado, o ideal é permanecer em casa em isolamento ou, se precisarem sair, utilizar uma boa máscara”, afirmou.

Portella também destacou a importância de manter a vacinação em dia, tanto contra a influenza quanto contra a covid-19, como principal ferramenta para evitar casos graves. “Pessoas imunocomprometidas e idosos precisam tomar doses de reforço da vacina contra a covid-19, a cada seis meses, para se manterem protegidos contra os casos graves e óbitos do vírus”, disse.


Kleber Karpov Fiocruz alerta para alta de síndrome respiratória grave em dez estados-radardasaudeKleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.




Source link

Please follow and like us:

Deixe um comentário