Fiocruz Amazônia participa de audiência pública em apoio à luta pela promoção da saúde da população negra-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

10/12/2025

Fiocruz Amazonia participa de audiencia publica em apoio a luta pela promocao da saude da populacao negra 1 Fiocruz Amazônia participa de audiência pública em apoio à luta pela promoção da saúde da população negra-radardasaude

Foto: Divulgação/Fiocruz Amazônia

A diretora do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Lopes, participou na última sexta-feira (5/12) da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) com o objetivo de debater a adoção de providências para a saúde da população negra do Amazonas. Na oportunidade, Stefanie prestou solidariedade à luta em favor da defesa da população negra e destacou a importância do Observatório de Saúde da População Negra, criado no último mês de novembro pela Fundação Oswaldo Cruz, como um instrumento de promoção e avaliação da saúde integral da população negra no Brasil.

A audiência pública teve como principal finalidade chamar atenção para a questão do atraso na efetiva implementação da Lei 12.288/2010 que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos, o acesso à saúde e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

Em seu pronunciamento, Stefanie Lopes ressaltou a amplitude do problema e a importância do olhar diferenciado para o recorte territorial do Amazonas, com suas diversas peculiaridades. “Temos uma grande população negra e parda, que merece um olhar diferenciado, mas que tem particularidades nos seus territórios que precisam de diferentes políticas caminhando juntas”, enfatizou.

Segundo ela, nesses territórios, é necessário que haja integração de políticas de saúde voltadas para as populações dos campos, florestas e águas e para as populações indígenas. “Dessa forma, teremos os pilares do SUS sendo cumpridos. Nossa missão, enquanto Fiocruz, é entender, através da pesquisa, da ciência e da investigação, se as políticas estão sendo de fato implementadas e caminhar junto com os movimentos sociais para que essa implementação seja efetiva”, pontuou, salientando outro papel fundamental da Fiocruz, que é o da formação/qualificação de profissionais de saúde que atuam na assistência.

“A formação profissional é uma contribuição efetiva para o combate ao racismo estrutural para que aquele profissional entenda o que é a aplicação da política, como a gente pode apoiar nesses processos formativos, trabalhar nessa integração e nesse novo olhar”, salientou a diretora, lembrando que a maioria dos profissionais não enxerga a política na sua realidade diária e não acredita que na sua unidade de saúde seja possível fazer diferente.

A audiência pública, proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), atendeu solicitação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra e contou com a participação virtual da coordenadora-geral nacional de Atenção à Saúde da População Negra, do Ministério da Saúde, Rose Santos, além de representantes da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), representando a Secretaria de Estado da Saúde (SES), e da Superintendência do Ministério da Saúde no Amazonas.

Visita

No último dia 19/11, a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, recebeu a visita de representantes da Aratrama- Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Africana, para oficializar o convite à audiência pública. Estiveram presentes o coordenador geral da Aratrana, Alberto Jorge da Silva (Heviosonon oba meji Fatadabenono); o presidente da Associação de Desenvolvimento Socio Cultural Toy Badé, Johnathan Azevedo de Souza (Lissanon Fadamilarê), e a presidente do Instituto Eruexim, Ekedy Carla de Oyá. As três entidades integram o Comitê Técnico de Saúde da População Negra.

Segundo Alberto Jorge, a audiência tem o intuito de chamar a atenção para o significativo atraso do decolar da saúde integral da população negra. “Desde que foi criada, a política vem sendo trabalhada mas com avanços pequenos, em se considerando que a maior parte da população brasileira é composta por pretos e pardos. No Amazonas, se consideramos que estamos trabalhando com 30% da população, segundo o IBGE, somos um grande quantitativo”, explica Alberto, apontando a diabetes e a hipertensão como os maiores problemas da saúde integral da população negra.

Fiocruz Amazonia participa de audiencia publica em apoio a luta pela promocao da saude da populacao negra 2 Fiocruz Amazônia participa de audiência pública em apoio à luta pela promoção da saúde da população negra-radardasaude

Foto: Divulgação/Fiocruz Amazônia

Amputação

Para o coordenador da Aratrama, os governos Federal, estaduais e municipais falham na oferta de medicamentos e terapias mais eficazes para o enfrentamento a essas duas doenças crônicas, que levam, na maioria dos casos, à amputação dos membros inferiores dos pacientes e à morte. “A equidade do SUS não tem permitido que os bons remédios para hipertensão estejam sendo distribuídos. O SUS prefere fragmentar a oferta com medicações diferentes que nem sempre têm a eficácia de um medicamento bem elaborado”, enfatizou.

Aberto Jorge citou, como exemplo, o tratamento dispensado aos casos de pacientes com pé diabético, que muitas das vezes têm a amputação como única indicação de tratamento, e ao diagnóstico do câncer de colo de útero. “Uma boa estruturação da rede primária, com a adoção de câmaras hiperbáricas e o uso de água ionizada que comprovadamente ajuda nesse processo de recuperação do pé diabético, já mudaria a realidade dessa assistência. No caso do câncer do colo de útero, a adoção de técnicas mais modernas de detecção, tendo em vista que o Amazonas ocupa o terceiro lugar no Brasil em câncer de colo uterino”, declarou, salientando que a maior parte da população negra, que compreende pretos e pardos, encontra-se em situação de vulnerabilidade social.

Sobre o Observatório

O Observatório de Saúde da População Negra nasce alinhado às diretrizes da 17ª Conferência Nacional de Saúde, como um avanço estratégico na consolidação de políticas públicas comprometidas com a promoção da equidade em saúde no Brasil. Lançado no dia 18/11, o Observatório emerge como um recurso fundamental para o monitoramento e avaliação das iniciativas direcionadas a essa população, fortalecendo o acesso e a qualidade da atenção à saúde, apoiado em evidências e orientado pelos princípios da justiça social.

Parceria da Fiocruz com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ministério da Saúde, a iniciativa é uma tecnologia social, informacional e comunicacional voltada para monitorar e avaliar, de forma decolonial, como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) vem sendo vivenciada nos territórios.


Source link

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Ver na Amazon
Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Ver na Amazon
Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ver na Amazon
Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Ver na Amazon
Espaçador Inal-Air Infantil

Espaçador Inal-Air Infantil

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário