Fiocruz amplia parceria internacional com universidade colombiana-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

01/10/2025

Entre os dias 2 e 10 de outubro, pesquisadores da Fiocruz estarão no território de Santa Marta, na Colômbia, para dialogar com representantes da sociedade sobre planejamento territorial e com a Universidade de Magdalena (UniMagdalena) sobre a possibilidade de implementação de um CoLaboratório em parceria com a instituição.

A equipe da Fiocruz será composta pelo vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel; pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; e pelos pesquisadores do CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) da Fiocruz Brasília, Wagner Martins (coordenador), Edward Maia, Isabel Miranda e Alba Mendes.

Durante a missão, o grupo realizará visita técnica ao território e reuniões com representantes da universidade e da rede sociotécnica da Localidad 1, com o objetivo de desenvolver atividades voltadas ao planejamento estratégico e à definição dos próximos passos da cooperação.

Vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel reforçou a importância de ampliar as cooperações com países da América Latina e do Caribe. “Nesse eixo encontraremos muitas identidades e experiências que podem ser valiosas no enfrentamento das desigualdades presentes na região, as quais se refletem nas condições de saúde da população e na crise ambiental que vivemos”, destacou.

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão oficinas com técnicos da equipe para o planejamento e organização de uma agenda estratégica de desenvolvimento territorial; diagnóstico participativo com a rede sociotécnica da Localidad 1; além da elaboração de cartografia social; e construção de cenários e de um plano de futuro, que subsidiará a elaboração do plano popular da Localidad 1 de Santa Marta.

“As articulações que estão sendo construídas com Santa Marta se inserem no bojo da agenda de cooperação entre países, para fortalecimento da saúde global, que tem sido uma prioridade para a Fiocruz. A partilha de experiências sobre o funcionamento dos nossos sistemas de saúde, com base nas singularidades históricas, politicas, socioeconômicas, culturais e administrativas, será a base para a construção de estratégias para diminuição das desigualdades regionais e defesa da soberania”, destacou a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.

A parceria com a UniMagdalena representa um passo importante na construção de soluções coletivas e inovadoras, capazes de gerar impactos positivos para as comunidades locais e ampliar os horizontes de cooperação entre Brasil e Colômbia.

Para o coordenador do CoLaboratório, Wagner Martins, a cooperação com a Universidade Magdalena é uma grande oportunidade para ampliar a inserção da Fiocruz na América Latina e disseminar a Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, que o CoLaboratório CTIS tem efetivado para acelerar os ODS nos territórios onde estão as pessoas submetidas às vulnerabilidades socioambientais. “A Fiocruz realiza uma cooperação estruturante, que permite aumentar as capacidades locais e também as nossas, pela troca de experiências e conhecimentos. Além disso, reforça a necessidade de fortalecer as parcerias Sul-Sul, que visam a decolonialidade e a soberania dos países em desenvolvimento”, afirmou.

Fonte: Fiocruz Brasília.


Source link

Please follow and like us:

Deixe um comentário