Fiocruz Brasília integra agenda de enfrentamento à violência contra as mulheres na Bahia
A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, participou, nesta segunda-feira (16), de uma agenda institucional em Salvador (BA) ao lado da ministra das Mulheres, Marcia Lopes, voltada ao fortalecimento de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres durante o Carnaval.
A programação incluiu visitas a iniciativas do Governo da Bahia e ações articuladas pelo Ministério das Mulheres, com foco na proteção, no acolhimento e na promoção de direitos, especialmente em um período marcado por intensa circulação de pessoas e maior vulnerabilidade para mulheres trabalhadoras e foliãs.
Para a Fiocruz Brasília, a pauta da equidade de gênero e do enfrentamento às violências é estratégica e transversal às políticas de saúde pública. Durante a agenda, Fabiana Damásio destacou a importância da cooperação entre instituições federais, estaduais e organizações da sociedade civil.
“Tive a honra de acompanhar a ministra em uma agenda tão significativa para o enfrentamento à violência contra as mulheres. Para a Fiocruz Brasília, esse tema é prioridade. Estamos unindo esforços com o Ministério das Mulheres para colaborar com a implementação de ações efetivas na proteção das mulheres, especialmente em contextos de grande mobilização social como o Carnaval”, afirmou a diretora.
A comitiva conheceu o Programa “Cuidar de Quem Cuida”, iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, construída em articulação com as Voluntárias Sociais da Bahia e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O espaço oferece acolhimento a mulheres trabalhadoras durante o Carnaval, garantindo suporte relacionado à saúde e à segurança alimentar, em meio à intensa rotina do período festivo.
Em seguida, a agenda incluiu visita ao espaço “Oxe, Me Respeite”, voltado ao atendimento e acolhimento de mulheres em situação de violência. A iniciativa funciona como ponto de apoio e orientação, reforçando a rede de proteção no estado.
“São iniciativas extremamente relevantes. Espaços como esses representam cuidado concreto, apoio institucional e fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Excelentes experiências baianas, que merecem visibilidade e reconhecimento”, ressaltou Fabiana Damásio.
Campanha nacional mobiliza homens no combate à violência
A programação foi encerrada com a divulgação da campanha nacional do Ministério das Mulheres “Se ligue ou eu ligo 180”, durante o desfile do tradicional afoxé Filhos de Gandhy, um dos blocos mais emblemáticos do Carnaval de Salvador, formado por homens e reconhecido por sua mensagem de paz.
A presença da campanha em um bloco masculino reforçou a importância da participação ativa dos homens na prevenção e no enfrentamento da violência de gênero.
“É fundamental ter os homens nessa luta. Estamos falando da vida de todas as mulheres. Foi emocionante ver o ‘tapete da paz’ do Carnaval de Salvador incorporando essa mensagem. Levo comigo a emoção deste dia e parabenizo a ministra Marcia pelo trabalho tão necessário realizado também durante o Carnaval”, destacou a diretora.
*Com informações do Ministério das Mulheres
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



