Fiocruz confirma fungo em novos exames do surto no Santa Rita-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

05/11/2025

17 07 2020 covid testes exame Fiocruz confirma fungo em novos exames do surto no Santa Rita-radardasaude

Exame. Foto: Robson Valverde/SES-SC

Oito novos exames enviados à Fiocruz testaram positivo para estoplasmose em pacientes ligados ao surto registrado no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória. Os resultados chegaram na noite de segunda-feira (3) e foram divulgados na manhã desta terça (4) pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com a confirmação, o fungo Histoplasma — normalmente encontrado em locais com fezes de aves ou morcegos — passa a ser tratado como a causa mais provável da contaminação dentro do hospital. Mais de 90 pessoas seguem classificadas como casos suspeitos e estão sendo testadas novamente para confirmar quem, de fato, desenvolveu a infecção.

Durante o pronunciamento, Hoffmann afirmou que os novos laudos “reforçam o caminho da investigação para o fungo estoplasma”. Ele explicou que o teste específico não é realizado no Espírito Santo, motivo pelo qual o material está sendo processado na Fiocruz. Mesmo assim, o Lacen-ES continua executando outros exames para excluir hipóteses paralelas e identificar se todos os pacientes com sintomas estão relacionados ao surto.

Sesa desmente boato sobre aumento de casos graves

A divulgação dos laudos coincidiu com a circulação de um áudio em grupos de WhatsApp que afirmava a existência de “30 novos casos graves” no hospital. A Sesa classificou o conteúdo como falso. Segundo Hoffmann, todas as informações oficiais — incluindo número de internações em enfermaria e UTI — são atualizadas diariamente em boletim no site da Secretaria. “Esse áudio é fake. O boletim é a fonte correta e é atualizado todos os dias”, disse o secretário.

Coletiva apontou hipótese fúngica como mais provável

Um dia antes, na segunda-feira (3), a Sesa já havia apresentado em coletiva os primeiros achados laboratoriais. A investigação identificou uma amostra sorológica de paciente reagente ao fungo e uma amostra de água de um bebedouro com presença da bactéria Burkholderia cepacia. No entanto, como nenhum paciente testou positivo para a bactéria e os quadros clínicos observados são compatíveis com estoplasmose, a linha bacteriana perdeu força dentro da investigação.

O diretor do Lacen-ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, explicou que a hipótese fúngica “é mais plausível porque foi encontrada em paciente e porque os sintomas condizem com infecção por Histoplasma”.

Centro cirúrgico segue fechado e pode reabrir após vistoria

Hoffmann também informou que esteve no Santa Rita na noite de segunda-feira e visitou as áreas interditadas desde o início do surto. As alas seguem fechadas enquanto o hospital conclui o processo de desinfecção. Uma vistoria da vigilância sanitária será realizada nesta terça (4). Se todas as normas forem cumpridas, a ala e o centro cirúrgico — que tem sete salas e atende procedimentos oncológicos — poderão ser reabertos. “Precisamos retomar as cirurgias o quanto antes”, afirmou o secretário.

Encerramento da investigação

Novos laudos continuarão sendo enviados ao Estado ao longo da semana. A Sesa marcou uma coletiva para sexta-feira (7), quando deve divulgar o balanço final da investigação e anunciar a conclusão do surto.

O que é estoplasmose?

A estoplasmose é uma infecção respiratória causada pelo fungo Histoplasma capsulatum. O fungo costuma estar presente em ambientes com fezes de aves e morcegos e não há transmissão direta entre pessoas. Os principais sintomas são febre, cansaço intenso, falta de ar e tosse persistente.

LEIA TAMBÉM:




Source link

Você pode se precisar disso:

Produtos Recomendados

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Cabo USB Alimentação Energia Dc 3,5mm Nebulizador-radardasaude

Ver na Amazon
Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Livro de Receitas – Doces para empreender (Portuguese Edition)

Ver na Amazon
Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude

Ver na Amazon
Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Puravida Suplemento alimentar Ômega 3 DHA 60 cápsulas

Ver na Amazon
Espaçador Inal-Air Infantil

Espaçador Inal-Air Infantil

Ver na Amazon

* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário