Uma delegação do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), instituição intergovernamental com sede em Braga (Portugal) criada a partir de um acordo entre Portugal e Espanha, visitou a Fiocruz entre os dias 1 e 5 de dezembro. O objetivo da missão foi estreitar laços e identificar oportunidades de colaboração, além de conhecer as principais linhas de pesquisa desenvolvidas pela Fundação. Na quinta-feira (4/12), os representantes do INL participaram de um workshop organizado pela coordenação do Programa de Pesquisa Translacional (PPT) da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz).
Durante o workshop, em formato híbrido, foram apresentadas as iniciativas da Rede Fio-Nano, que, atualmente, possui 71 depósitos de pedidos de patentes e 50 projetos em andamento, além de Plataformas Tecnológicas (RPT) e cooperação com a Rede de Pesquisa Clínica. Destacou-se que a Fiocruz – que mantém parcerias com países da Europa, Estados Unidos, China e nações do eixo Sul-Sul – considera a nanotecnologia como um campo estratégico para o desenvolvimento de soluções inovadoras para a área de saúde.
Além de Wim Degrave (RPT), Fábio Formiga (Fio-Nano e Fiocruz Pernambuco) e André Daher (Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica), houve apresentações feitas por Lorena Dieguez (INL), Giovanny França (Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde) e Cristiane Sendim (Fiotec). Também participaram outros membros da Rede Fio-Nano, da RPT e representante de Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).
A reunião marcou o aprofundamento das discussões sobre cooperação científica e tecnológica entre as instituições. Um dos principais resultados do encontro deverá ser o lançamento de um edital conjunto para fomentar projetos colaborativos nas áreas de atuação da rede Fio-Nano e associadas, como de 3D e medicina regenerativa, de micro e nanossensores e microeletrônica. A expectativa é que sejam finalizados os detalhes do edital e iniciem chamadas públicas para projetos colaborativos. Há também interesse no estudo conjunto de aspectos de gestão de plataformas tecnológicas e eventual associação de plataformas.
O debate reforçou a importância de fortalecer a cooperação internacional e alinhar agendas de pesquisa. Para a Fiocruz, a parceria com o INL representa uma oportunidade importante de ampliar colaborações, especialmente em um cenário global que exige soluções inovadoras para desafios como a incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) e o enfrentamento de desigualdades em saúde.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



