A Secretaria Nacional de Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Saju/MJSP), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgam o resultado final do edital Defensoras Populares, iniciativa nacional voltada à formação de mulheres em situação de vulnerabilidade em direitos humanos, com foco no fortalecimento de lideranças comunitárias e na promoção do acesso à justiça nos territórios.
Após a publicação da seleção preliminar e análise dos recursos, o projeto selecionou 600 mulheres a partir de critérios estabelecidos no edital. Ao longo da formação, as defensoras selecionadas na etapa final serão capacitadas para atuar como multiplicadoras de direitos, identificando violações, orientando outras mulheres e aproximando suas comunidades dos mecanismos de justiça. A lista de classificadas pode ser acessada aqui:
Lista de Classificadas – Edital Defensoras Populares
As candidatas que se encontram na lista de espera deverão aguardar contato da equipe estadual com possibilidade de entrada por reclassificação (desistência de outras candidatas) até o segundo mês de curso iniciado em seu Estado. Esta convocação, porém, não é obrigatória, pois depende de desistências.
Entre os dias 18 dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026, a convocatória recebeu cerca de 5 mil inscrições de cinco estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. O projeto alcançará 10 estados brasileiros ao longo de 2026, sendo cinco no primeiro semestre e cinco no segundo.
O cronograma do edital foi ajustado após problemas técnicos no Portal Fiocruz, causados por sobrecarga de acessos que gerou instabilidade no site. Com a mudança, o prazo para envio de recursos sobre o resultado da seleção foi prorrogado até 11 de fevereiro. A lista divulgada hoje (13/02) já incorpora a análise dos recursos recebidos e corresponde ao resultado final da seleção.
As candidatas selecionadas na lista da classificação final deverão confirmar o interesse na participação até o dia 18 de fevereiro (quarta-feira), às 23h59, por meio do e-mail divulgado no edital (defensoraspopularesdobrasil@gmail.com). Após essa confirmação, todas receberão por e-mail as orientações para o cadastramento e início do curso em cada estado.

A organização reforça que todas as dúvidas, comunicações e orientações oficiais individuais do edital são realizadas exclusivamente por meio do e-mail divulgado no edital: defensoraspopularesdobrasil@gmail.com. Não há atendimento ou validação de informações por outros canais.
Source link
Você pode se precisar disso:
Produtos Recomendados

Ômega 3 1000mg Rico em EPA DHA com Selo IFOS e Vitamina E – 60 cápsulas Vhita-radardasaude
Ver na Amazon* Links de afiliado. Podemos receber uma comissão por compras qualificadas.
Conteúdo Indicado



