Fiocruz lança ‘Carta Aberta para a COP30’ e promove mobilização pela agenda climática-radardasaude

Joabe Antonio de Oliveira

06/11/2025

A Fundação lançou a Carta Aberta da Fiocruz: contribuição para a COP30 no Fórum de Líderes Locais (4/11), no Rio de Janeiro. O evento foi realizado Teatro Municipal Carlos Gomes, no Centro da capital fluminense, e promoveu um espaço de diálogo e mobilização em torno da agenda climática.

cartadentro Fiocruz lança ‘Carta Aberta para a COP30’ e promove mobilização pela agenda climática-radardasaude

O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, afirmou que a Carta é um alerta da Fiocruz de que o desafio ambiental é uma ameaça direta à saúde coletiva e à sustentabilidade socioambiental (Foto: Gutemberg Brito)

Cerca de 40 lideranças de diferentes instituições e coletivos populares participaram da apresentação da Carta Aberta. O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, fez uma breve exposição sobre a trajetória da Fundação nas respostas a emergências sanitárias, incluindo as crises climáticas, e introduziu as 11 recomendações da Carta para a COP-30, formulada pela Câmara Técnica de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz e aprovada pelo Conselho Deliberativo da instituição. A mesa de abertura contou também com as presenças de Caroline Dias, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; e de Felipe Lopes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

“A crise climática é, antes de tudo, uma crise de saúde. A finalidade da Fiocruz ao apresentar uma Carta Aberta com recomendações para a COP30 é destacar que as mudanças climáticas impõem ao sistema de saúde múltiplos riscos — ampliam doenças transmissíveis e crônicas, comprometem o acesso e a qualidade da água, dos alimentos e do ar, fragilizam territórios e intensificam sofrimentos psicossociais. Esses efeitos se acumulam e pressionam os serviços de saúde. Esta Carta é um alerta da Fiocruz, uma instituição pública centenária com expertise em dar respostas rápidas às questões de saúde coletiva, de que o desafio ambiental é uma ameaça direta à saúde coletiva e à sustentabilidade socioambiental. É preciso atuarmos de forma integrada e em rede”, explicou Valcler.

Caroline Dias destacou que “esta Carta, que expressa 11 compromissos, é um documento norteador sobre o que fazer e como fortalecer as ações para o enfrentamento da crise climática. Um exemplo de ação da Secretaria de Saúde do Rio é o protocolo de calor extremo para a cidade, baseado em evidências para o cuidado com a saúde da população. Com as ondas de calor, há dados que apontam aumento da mortalidade. E o que a Fiocruz está nos dizendo é que consequências da crise climática — como ondas de calor, inundações, deslizamentos e qualidade do ar — impactam diretamente a saúde da população, e precisamos estar preparados para atender a esses impactos por meio do sistema de saúde”.

Felipe Lopes ressaltou que “fortalecer os espaços de diálogo e dar voz aos sujeitos dos territórios em vulnerabilidade faz toda a diferença no enfrentamento da crise climática, que atinge com maior intensidade essas populações. Na Secretaria de Meio Ambiente, implementamos o programa Jovens Negociadores do Clima, voltado à juventude desses territórios, para desenvolver habilidades de participação em debates climáticos em níveis local, regional e internacional. Também temos o programa Guardiãs das Matas, que valoriza e empodera lideranças comunitárias femininas para atuarem como guardiãs em áreas de preservação ambiental, especialmente no bioma da Mata Atlântica — um dos mais ricos e ameaçados do planeta. Essas mulheres foram formadas na Fiocruz. Atuar em rede nas diferentes esferas é fundamental para o enfrentamento da crise climática”.

Durante a troca de diálogos com a plenária, Patrícia Sant’Anna, da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, explicou que “para que as ações de enfrentamento à crise climática sejam efetivas, é necessário trabalhar em rede com os conselhos nacionais de secretários estaduais de Saúde (Conass) e de secretários municipais de Saúde (Conasems), para que as ações previstas na Carta Aberta da Fiocruz sejam incorporadas aos Planos Municipais de Saúde”. A manhã foi marcada pelo reforço do alerta sobre os impactos diretos da crise climática na saúde e pela reflexão sobre como a Fiocruz, junto a diferentes atores, pode transformar esse alerta em ações concretas de enfrentamento.

Confira a Carta na íntegra.

Conheça as 11 recomendações da Carta Aberta da Fiocruz para a COP30:

1. Dar centralidade à saúde e suas determinações socioambientais nas políticas climáticas
2. Fortalecer a resiliência dos sistemas de saúde
3. Construir e manter sistemas de monitoramento e alerta regionais
4. Consolidar a governança global em saúde e clima
5. Promover a justiça climática e socioambiental
6. Adotar a agroecologia como caminho prioritário para garantir saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional
7. Ampliar a participação social e o diálogo de saberes
8. Ampliar a cooperação nacional e internacional para fortalecer redes de pesquisa e inovação sobre clima, biodiversidade, poluição e seus impactos na saúde
9. Transformar a comunicação e a popularização da ciência em instrumentos de mobilização
10. Garantir financiamento climático para a saúde
11. Valorizar os biomas como patrimônio da saúde e da vida


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário