A análise de dados aplicada à pesquisa no SUS tem se consolidado como uma ferramenta estratégica para compreender melhor a realidade em saúde e orientar decisões mais precisas. Ao transformar grandes volumes de informações em evidências claras, pesquisadores e gestores conseguem identificar padrões, mapear necessidades e planejar ações mais eficazes. Tendo em vista a crescente disponibilidade de grandes volumes de dados em saúde, torna-se fundamental que os profissionais desenvolvam proficiência em análise de dados, modelagem estatística e programação com software livre. Assim, o Campus Virtual Fiocruz, o Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC/Fiocruz) e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) lançam o curso “Introdução à análise de dados para pesquisa no SUS”, uma formação online, gratuita e que certifica os participantes. 

Inscreva-se já!  

O curso é aberto a todos os interessados em se aprofundar na análise de dados no contexto da saúde pública, mas voltado especialmente para profissionais do SUS e estudantes de graduação e pós-graduação em saúde. Seu objetivo é apresentar conceitos básicos de modelos estatísticos aplicados à saúde pública, com ênfase no uso de ferramentas de software livre, e desenvolver boas práticas de visualização de dados. A proposta é instrumentalizar quem trabalha com dados do SUS – como registros de atendimento, vigilância epidemiológica, cadastros e outros – para transformar grandes volumes de informação em evidências úteis para gestão, políticas públicas e pesquisa. 

Esta formação é composta de três módulos, que serão liberados em etapas ao longo das próximas semanas. Neste primeiro momento, está no ar o módulo 1, que aborda a lógica e a linguagem de programação. O próximo módulo está previsto para o dia 16 de dezembro. Ele integra o Programa de Formação em Ciência de Dados e Informações em Saúde para o SUS e é o terceiro curso da série. Os dois primeiros cursos já lançados são Introdução à Saúde Digital e Informação para o SUS: políticas e sistemas, que seguem com inscrições abertas.

Este lançamento acontece no âmbito do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2025, que acontece em Brasília até 3/12 e reúne milhares de estudantes e pesquisadores da área da Saúde Coletiva, trazendo para o centro do debate o clima, associado à equidade e à democracia, com vistas a contribuir para o enfrentamento dos grandes problemas causados pelas emergências climáticas, como os impactos diretos na biodiversidade, o racismo ambiental e o sofrimento vivenciado pelas pessoas.

Inovação, eficiência e impacto social no SUS

A velocidade das transformações tecnológicas nessa área ampliou ainda mais seu impacto na sociedade. Métodos avançados de ciência de dados, como aprendizado de máquina e modelagem estatística, permitem análises mais complexas e rápidas, favorecendo respostas oportunas a desafios emergentes. Isso fortalece não apenas a pesquisa em saúde, mas também a capacidade do SUS, melhorando a qualidade do atendimento e reduzindo desigualdades. Nesse contexto, formar profissionais aptos a lidar com dados torna-se essencial para impulsionar a inovação e ampliar os benefícios sociais em saúde. 

O curso tem a coordenação acadêmica de Alexandra Ribeiro Mendes de Almeida, do Procc/Fiocruz, e Carlos Antonio de Souza Teles Santos, do Cidacs/Fiocruz Bahia. Para o lançamento, ambos comentaram suas expectativas em relação à capacitação de trabalhadores da saúde com esta formação, pois ferramentas analíticas ajudam a antecipar problemas, monitorar resultados e aprimorar continuamente os processos, contribuindo para um sistema mais sustentável, transparente e eficaz. Segundo Carlos Antônio, o curso auxiliará no uso de ferramentas analíticas essenciais para o dia a dia desses profissionais, buscando “fortalecer o SUS e prepará-lo para enfrentar os desafios de hoje e do futuro”. 
 
Já Alexandra ressaltou que o curso foi desenvolvido para apoiar profissionais do SUS no desenvolvimento de competências práticas em ciência de dados aplicadas aos desafios reais da saúde pública. “Nosso objetivo é oferecer ferramentas e metodologias que possam ser utilizadas no cotidiano da vigilância, da gestão e de tomadas de decisão. Esperamos que o curso contribua para ampliar a autonomia técnica dos profissionais e qualificar ainda mais as respostas do SUS.”

Programa de Formação em Ciência de Dados e Informações em Saúde para o SUS 

O Programa de Formação em Ciência de Dados e Informações em Saúde para o SUS é desenvolvido pela Fundação — sob a coordenação da VPEIC, através do Campus Virtual — e o Ministério da Saúde, por meio do DataSUS/Seidigi/MS, e conta com a participação da Cinco/VPEIC/Fiocruz, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, do Instituto Aggeu Magalhães (Cidacs/IAM/Fiocruz Bahia), a Fiocruz Ceará, o Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e ainda com outras unidades da Fundação e instituições de ensino e pesquisa.

Seu objetivo é qualificar profissionais de saúde para atuar na gestão e análise de dados para o SUS, bem como oferecer a estudantes de graduação e pós-graduação da saúde os temas da informação e ciência de dados, relacionando e aplicando o conhecimento profissional aos princípios da análise de dados e informações em saúde. A iniciativa prevê a elaboração e publicação de outros cursos de qualificação profissional sobre a temática, uma especialização e ainda disciplinas transversais para programas de pós-graduação da Fiocruz. 

Conheça a estrutura do curso e inscreva-se! Ele tem carga horária de 50 horas e um total de três módulos.

Módulo 1 – Lógica e Linguagem de Programação

Aula 1 – Introdução à Lógica de Programação
Aula 2 – Introdução à Linguagem de Programação

Módulo 2 – Estatística Descritiva e Comunicação de Resultados

Aula 1 – Análise exploratória e descritiva
Aula 2 – Formas de visualização de dados e métodos analíticos

Módulo 3 – Modelos estatísticos

Aula 1 – Inferência Estatística
Aula 2 – Modelos Estatísticos: lineares e não lineares
Aula 3 – Dados com estruturas de dependência: Multiníveis, Séries Temporais e Sobrevida
Aula 4 – Aplicação dos modelos estatísticos

Matéria original publicada na página do Campus Virtual.


Source link

Você pode se precisar disso:

Conteúdo Indicado

Como enlouquecer qualquer homem na cama e fora dela

Melhore sua autoestima, aprenda técnicas de conquista e sedução que faz com que um homem fique obcecado por você e deixe qualquer homem louvo de desejo por você...

Saiba mais

Esteatose Hepática pode ser revertida com esse simples tratamento...

A gordura no fígado não tratada pode evoluir de forma gradual. Inicialmente, ocorre a esteatose hepática (fígado gorduroso). O tratamento precoce pode evitar essa progressão...

Saiba mais

Essa cena nunca mais se repetiu na minha vida depois disso...

Especialistas descobrem fórmula que pode deixar qualquer homem mais ativo na hora H...

Saiba mais

Pesquisas apontam: Falar inglês triplica a renda

Estudos comprovam que falar inglês pode triplicar seus rendimentos em empresas nacionais e internacionais. Quer aprender rápido com uma gringa?

Saiba mais

Não entre nesse anúncio se você não quer parar de fumar...

Revelado segredo para quem quer parar de fumar começando ainda hoje...Escolha o MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CORPO E ORGANISMO!

Saiba mais

Como parar de comer em excesso, ter mais saúde e viver mais...

Sem dietas malucas ou exercícios físicos, comendo o suficiente para ter saúde e viver mais com qualidade de vida...

Saiba mais

Livre-se das dores em um estalar de dedos com essa fórmula...

Depois que você conhecer essa fórmula esqueça as dores articulares... Médico ensina método validado para tratamento eficaz contra dores articulares e no corpo

Saiba mais
Please follow and like us:

Deixe um comentário